Missão JRA Jardim Zoológico de Lisboa 2019 | Conservação “ex situ”
6 a 9 de março

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

A missão de um Jovem Repórter para o Ambiente (JRA) é a de observar, inquirir, analisar e reportar o que o envolve, tendo como principal preocupação a abordagem das questões relativas ao desenvolvimento sustentável.
A realização de MISSÕES que implicam a estadia de alguns dias em “trabalho de campo”, é uma das atividades que compõem o Programa JRA.
Esta atividade aberta à rede JRA e Eco-Escolas, visa criar competências nos jovens nas áreas da investigação, recolha e tratamento da informação e comunicação numa perspetiva de Jovens Repórteres para o Ambiente, através de um exercício de intensa reportagem (Missão jornalística).
A Missão terá a duração de 4 dias e será constituída por trabalho de campo, entrevistas, trabalho em grupo, produção de artigos e outros trabalhos de comunicação. Será divulgada em todos os órgãos de comunicação a nível regional e nacional, bem como na rede internacional JRA.
O enfoque das reportagens será papel dos Jardins Zoológicos na conservação “ex-situ”: oportunidades e desafios.

OBJETIVOS

  • Aplicar a metodologia inerente ao Programa JRA: investigação ambiental e comunicação;
  • Desenvolver competências em diversas áreas: investigação, escrita, fotografia,video, trabalho em grupo, jornalismo e comunicação;
  • Investigar boas práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável;
  • Conhecer a importância dos Jardins Zoológicos na preservação da biodiversidade;
  • Investigar sobre a conservação ex-situ;
  • Detetar problemas e propôr soluções durante o processo de investigação;
  • Proporcionar a um conjunto de jovens a oportunidade de intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal

 

CUSTOS DA ATIVIDADE

A Organização assegurará a dormida em regime de acantonamento no Colégio Valsassina, bem como as refeições dos dias relativos à atividade.
O jovem repórter deverá chegar a Lisboa pelos seus próprios meios (sozinho, ou com o apoio da escola ou dos encarregados de educação) e um elemento da ABAE irá ao seu encontro à chegada a Lisboa. O transporte até Lisboa é da responsabilidade dos participantes.

APOIOS:

Sem Título