Missão JRA  Conservação “ex situ” 2017 | Impressões

GRUPO 1 – Daniela Gonçalves, Diana Azevedo, José Loureiro, Mariana Rodrigues, Marta Branco e Rafael Almeida.

Todo o grupo adorou a experiência, achou um pouco cansativo mas com o interesse de aprender mais e com o convívio, tudo isso se esqueceu!
Toda a gente adorou a comida e acharam os funcionários e educadores todos muito simpáticos e com paixão e orgulho pelo que faziam!
Alguns membros do grupo ainda não tinham vindo a um Jardim Zoológico e puderam viver essa experiência sem custos e ainda melhor com uma ótima companhia. Criamos laços de amizade que nunca iremos esquecer.
O que mais nos marcou foi a possibilidade de podermos estar em contacto com os animais e saber um pouco mais sobre eles.
Adoramos também as instalações do Colégio Valsassina era muito quentinho e aconchegador principalmente a área de trabalho.
Por fim queríamos agradecer aos monitores e todos o JRA pela companhia e por esta missão muito enriquecedora e alegre.

GRUPO 2 – Ana Vitor Moreira; Catarina Augusto; Guilherme Dias; Margarida Maneta; Miguel Rocha; Sara Sousa.

Uma atividade cuja cultura, aprendizagem e diversão estão por todo o lado. De facto,  as histórias que se ouvem por parte de repórteres veteranos que já frequentaram missões passadas são verdade; são experiências muito importantes e enriquecedoras.

A cada dia que passa, sentimo-nos cada vez mais “diferentes”, no sentido bom da palavra,  graças a todas as experiências que normalmente não se partilham aos visitantes do Jardim Zoológico. 

GRUPO 3 – André Campos, Leonor Mendes, Manuel Farias, Maria Carreira, Marisa Silva, Rita Simões

A Natureza é algo difícil de descrever, uma vez que tem tantas definições e diversidade para descobrir e explorar.

A visita noturna foi espetacular: fizemos o que nunca tínhamos feito ou nunca pensado fazer. A parte que mais nos entusiasmou foi quando o jaguar se aproximou da rede e ficou durante algum tempo a escutar-nos. Além disso,  durante a noite, estivemos no local dos tigres e vimos um tigre a andar para diferentes lados, pois este apercebeu-se que algo se estava a passar.

O que também nos marcou foi o Delfinário, na medida em que os golfinhos são animais inteligentes e dóceis. Ficámos a saber muita informação sobre estes mamíferos que iremos para sempre recordar. Houve uma parte desta missão em que pudemos descomprimir um pouco, pois lavámos geleiras, tábuas e recipientes e também cortámos peixe. Depois disto ficámos certamente com um cheirinho bastante agradável!

Gostámos de contactar com diferentes vertentes: monitores, tratadores, educadores, veterinários, biólogos, funcionários do Zoo e outros JRA’s.

Esta experiência foi vivida intensamente por todos nós e todos juntos levamos connosco aprendizagens, experiências, conhecimento, amizades, vida jornalística e paixão pelos animais.

Iremos ter saudades!

GRUPO 4

Gostei de toda a missão JRA Conservação do ex-situ 2017. Como já participei numa outra missão a parte que mais gostei foi o ice-breaking pois é onde se descobre as primeiras impressões dos colegas. Todas as actividades realizadas no Zoo foram bastante enriquecedoras, a que gostei mais foi a de “tratador por um dia” pois tive a possibilidade de tocar num guaxinim e num koala. Adorei a caminhada à noite por Lisboa. Sem dúvida que será uma experiência a repetir se possível!  – Inês Português


De toda a missão levei comigo diferentes experiencias, aprendi varias coisas que não vou esquecer. Para alem disto, melhorei bastante a minha comunicação, sabendo como interagir e reportar alguém. O que mais gostei foi da noite em Lisboa e do 3º dia quando pude interagir e tocar nos koalas, vivendo uma oportunidade única. Tivemos todos a oportunidade de ser
“tratador por um dia”, algo que só vivemos uma vez.Sara Marques


Gostei bastante desta experiência, ou seja, desta missão JRA Conservação ex-situ 2017. Gostei mesmo de tudo que fiz nesta missão. Adorei especialmente do dia em que tive oportunidade de “Ser tratador por um dia” pois vi algo que nunca viria se não fosse jovem reporter para o ambiente. Mais uma vez tive uma experencia única onde pude conhecer novas pessoas.Susana Santa Rita


Adorei tudo. Conhecer pessoas novas, um mundo diferente daquele que as pessoas que vão visitar o jardim zoológico conhecem, pois estivemos a ver os “bastidores” do mesmo, sem palavras….

O que mais gostei foi o facto de poder entrar em contacto com os koalas, eles foram uns amores.

Uma experiencia, se possível a repetir!Ema Pinto


Gostei muito desta Missão, e sendo esta a minha primeira, fiquei com muito boa impressão do grupo dos Jovens Repórteres do Ambiente. O que mais gostei foi a oportunidade de ver, com a ajuda de um guia, vários animais e conhecer a sua espécie melhor, tanto de dia como de noite. Também tive a hipótese de conhecer pessoas novas, novas experiências e viver uma verdadeira aventura. Passei um óptimo momento e espero conseguir participar no próximo ano nesta actividade.Sofia Leitão


A Missão do Zoológico em Lisboa, contribuiu, como todas as outras experiências no JRA, para o meu percurso tanto a nível de estudante como de profissional futuramente. A missão foi bem organizada e no meu ponto de vista correu optimamente em todos os aspectos. O meu gosto por animais ainda ficou mais alargado como o conhecimento acerca dos mesmos. Gostei muito e quero participar no seminário do próximo ano como também noutras missões. – Como é óbvio Luís Dias