Missão JRA RIR 2014 | Diário – Dia 1

Na chegada ao colégio fomos muito bem recebidos pela equipa de coordenadores dos JRA.
Todas as coisas estavam organizadas para que todos nos pudéssemos sentir à vontade e para que não nos faltasse nada.
De início para alguns foi um pouco difícil começarem a integrar-se no grupo, mas com a atividade de ice breaking, pudemos conhecer um pouco mais a personalidade de cada colega e começar a conviver.
A entrevista à Dora Palma correu muito bem, nós tivemos um tempo à espera mas valeu a pena. Ela é muito descontraída e amigável e respondeu a todas as nossas perguntas, tendo até tirado uma foto connosco.
Quando chegámos ao recinto do RiR, não tínhamos a noção de que o terreno era tão extenso e então, ficámos muito desorientados sem saber por onde ir e o que fazer.
Nas abordagens às pessoas sentimo-nos um pouco constrangidos e até envergonhados, com algum receio do que as pessoas iriam pensar da nossa abordagem, mas com o tempo as entrevistas e as perguntas começaram a ser mais fluidas e sem tantos medos.
Houve uma altura em que já tínhamos andado bastante para procurar pessoas que soubessem informações uteis, por isso ficámos muito cansados durante os concertos.
Passado um tempo alguns alunos precisaram de voltar ao colégio e de regresso ao recinto do festival, metade do grupo acabou por se desencontrar. Mas no final divertimo-nos bastante e gostámos principalmente do concerto dos The Rolling Stones.
Acabamos por ir dormir bastante tarde e descansamos pouco, mas o pequeno almoço compensou o esforço.

Missão JRA RIR 2014 | Diário – Dia 2

Depois da grande noite dos The Rolling Stones, não podíamos ter acordado mais cansados, mas ainda assim, recomeçámos o trabalho com força e bastante motivados.
Antes de irmos para o recinto estivemos na sala a fazer o artigo e a foto reportagem do dia anterior.
Fomos almoçar à cantina do colégio, a comida era boa e as pessoas eram bastantes simpáticas.
Caminhámos até ao recinto e felizmente o dia estava muito solarengo e agradável.
Para evitar o cansaço extremo passado na noite anterior decidimos ir buscar uns sofás insufláveis com os quais, por motivos maiores relacionados com nosso compromisso em comparecer no ponto de encontro, acabámos por não ficar.
Fizemos várias entrevistas com objetivo de estimar o número de pessoas que tinham conhecimento da existência do EDP Bike Park, visitando posteriormente o mesmo.
No parque pudemos dar início à captação de imagens para o nosso vídeo e adquirir mais informações para o nosso artigo.
Voltámos ao ponto de encontro para jantar e quando terminámos pudemos andar mais à vontade e ir ver os concertos.
Adorámos todos.

Missão JRA RIR 2014 | Diário – Dia 3

Os pontos fortes do presente dia foram:

  • Saber que as pessoas entrevistadas se preocupam bastante com o ambiente;
  • Saber que o Rock in Rio é o festival com maior preocupação ecológica em Portugal, segundo Afonso Noutel;
  • Atuação de Ed Sheeran
  • Atividades dos stands

Aspetos positivos:
Conclusão e facilidade na execução do trabalho de campo, acessibilidade por parte do público na realização das entrevistas

Aspetos negativo:
Como a maior parte do trabalho fotográfico se realizou numa zona onde o vento e o pó estavam muito fortes dificultou o trabalho e reduziu a qualidade do trabalho fazendo demorar a realização da captação das fotografias.