Missão JRA Parque Noudar | Temas Abordados

Durante os 5 dias da Missão serão abordadas diferentes temáticas, todas elas investigadas localmente para recolha de informação que possibilite a realização das reportagens.

O jovem repórter deverá documentar-se previamente acerca do temas que vai investigar. Ficam aqui algumas pistas.

112_75449422154b8fb8ad2c9e

 7 e 9 de Abril  – Parque Natureza de Noudar | Herdade da Coitadinha

Situado no concelho de Barrancos, o Parque de Natureza de Noudar foi criado na sequência da aquisição pela EDIA da Herdade da Coitadinha em 1997 e como contrapartida pela perda de habitats provocado pela construção da barragem de Alqueva.

No parque de Noudar predomina o montado de azinho, sendo um local de uma beleza natural ímpar, com pouco impacto do homem, a que não são alheias a sua localização e acesso remoto. Situado junto à fronteira espanhola o parque é limitado pelo rio Ardila a Norte e a Sul pela ribeira de Múrtega.

8 de Abril – O Município de Barrancos e a sustentabilidade: entrevista

Barrancos é uma vila portuguesa raina situada na Região Alentejo, Distrito de Beja e a cerca de 400 metros de altitude. O Município é limitado a norte e a leste pelos Municípios espanhóis de Oliva e de La Frontera e Valencia del Mombuey (província de Badajoz) e de Encinasola (província de Huelva), a sul e a oeste pelo Município de Moura e a noroeste pelo Mincipío de Mourão.

Possui grandes ligações culturais com Espanha devido às movimentações da História e à sua proximidade geográfica em relação às terras vizinhas espanholas. A vila mais próxima é Encinasola  apenas a 9 Km, ao passo que a localidade portuguesa mais próxima Santo Aleixo da Restauração fica a 21 Km.  As manifestações mais visíveis deste parentesco cultural são o dialecto aí falado, o “Barranquenho”, os usos, costumes e tradições, de que a tourada à Barranquenha com Toiros de morte (consagrada na  lei de excepção de 2002) é o exemplo mais notório.

Links úteis:

porco-300x278

8 de Abril – Economia Local: Barrancarnes

Empresa de origem artesanal dedicada desde 1988 em exclusivo à produção, elaboração e cura de produtos derivados de Porco Preto de Raça Alentejana. Duas fábricas em Barrancos especializados por produto, com uma vasta gama de transformados (Presunto, Paleta, Lombo, Paiola, Copita, Paio), assim como outros produtos tradicionais.

links úteis

montado

9 de Abril – Ecossistema de Montado

O montado é um sistema agro-silvo-pastoril explorado a vários níveis – arbóreo, arbustivo e herbáceo – de acordo com as potencialidades de cada região. O nível arbóreo pode ser constituído por carvalhos como o sobreiro (Quercus suber), a azinheira (Q. rotundifolia) e mais raramente o carvalho negral (Q. pyrenaica) e o carvalho cerquinho (Q. faginea), em povoamentos puros ou mistos com uma densidade variável. O sub-coberto é ocupado por pastagens aproveitadas pelo gado ou é cultivado com culturas arvenses de sequeiro num sistema de rotação. As pastagens naturais podem ser ocupadas por matos, em maior ou menor proporção.
O Homem é parte integrante e fundamental deste ecossistema. Foi através da sua ação arroteadora que foram sendo criados os montados, desde que começou a intervir no meio natural que o rodeava.

Links úteis:

alqueva

9 de Abril – Barragem do Alqueva: impactos

Alqueva é um dos maiores empreendimentos já realizados em Portugal. É certamente o mais polémico, o mais emblemático deste estilo de desenvolvimento, o causador de maiores impactes ambientais e de mais medidas para a sua mitigação, num século XX recheado de obras públicas mais ou menos problemáticas. Alqueva tem sido defendido apaixonadamente por uns como um empreendimento estratégico e estruturante para o desenvolvimento do Alentejo, e atacado com igual
paixão por outros como um elefante branco com impactes inaceitáveis. Alqueva foi também um dos casos que mereceu maior atenção e envolvimento por parte do movimento ambientalista português.
A inauguração da barragem de Alqueva foi em 2002, Vale a pena fazer um balanço dos resultados. (texto adaptado de: João Joanaz de Melo).

Links úteis:

amieira

8 de Abril – Turismo Sustentável: Marina da Amieira

A Amieira Marina, galardoada com a Bandeira Azul, é uma marina de águas interiores, estabelecida numa zona paradisíaca perto da Aldeia da Amieira, Concelho de Portel no Grande Lago Alqueva. A estrutura flutuante possui 49 lugares com todas as condições habituais, como sejam os pontos de electricidade e de água potável, tendo ainda, dadas as características do relevo no local, um elevador que permite o transporte de bens e igualmente de pessoas, particularmente se incapacitados ou com dificuldades de locomoção. . Os serviços da Amieira Marina são particularmente inovadores em Portugal naquilo que constitui o seu “core-busines”, ou seja, o aluguer de barcos-casa.

Links úteis:

monsaraz

8 de Abril – Património, recurso turístico: Monsaraz

A Vila Medieval de Monsaraz é, atualmente, a varanda do Grande Lago de Alqueva, constituindo-se num dos mais bonitos postais turísticos de Portugal. A sua envolvente deixa recuar o nosso imaginário por muitos séculos e a presença de mais de 150 monumentos megalíticos dá-nos o prazer de percorrermos estórias com mais de cinco mil anos, donde destacamos o Cromeleque do Xerez, O Menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica, com 5.70m, a Rocha dos Namorados ou o Menir da Belhoa…

Links úteis

Artesanato

8 de Abril – Economia Local: Artesanato

O fabrico das conhecidas mantas de Reguengos, que remonta às origens da vila, e a cerâmica de S. Pedro do Corval, primeiro centro oleiro do país, são as actividades tradicionais mais importantes do concelho.

Links úteis:

expo

8 de Abril – ExpoBARRANCOS

A ExpoBarrancos deste ano vai decorrer de 11 a 13 de abril, com cerca de 80 expositores e lotação esgotada, apesar da crise, para promover o presunto e os enchidos produzidos naquele concelho raiano.

Links úteis:

 

Logos_Noudar