Missão JRA 2013: conservação “ex-situ” | Investigar o Jardim Zoológico de Lisboa

IMPRESSÕES

17/3/2013

O encontro foi marcado para as 15h e depois de reunidos todos os membros da “equipa” realizámos alguns jogos de icebreaking para nos conhecermos melhor. Depois de umas apresentações rápidas e sucintas, foi-nos apresentado o “programa das festas”. Seguimos, então, para Lisboa de metro para passearmos por esta belíssima cidade e para jantarmos. Vimos desde os Armazéns do Chiado, Rossio, Praça da Figueira, Terreiro do Paço ao Largo Camões. Depois de longas e tortuosas subidas, chegámos ao restaurante Príncipe do Calhariz onde comemos os nossos deliciosos bitoques e outras especialidades.Passeamos mais um pouco e dirigimo-nos de novo ao metro onde nos encontrámos com um outro membro da “equipa”. A viagem de metro passou rápido e agora aqui estamos às 23:34 a escrever as nossas impressões pessoais. Foi um longo dia mas bastante enriquecedor. Conhecemos as pessoas com quem vamos trabalhar durantes estes poucos dias e tudo aquilo que vamos fazer. Estou ansiosa por amanhã para começar o “verdadeiro trabalho”.

Joana Pedro

18/3/2013

Hoje passámos um dia no Jardim Zoológico. Foi um dia bastante produtivo e divertido.
Começámos por ter um pequeno enquadramento teórico do Biólogo Tiago, o que facilitou toda a visita. Gostei bastante de todas as apresentações que o Tiago fez a cerca dos animais e de outros assuntos relacionados com o Jardim Zoológico. Senti-me ainda mais motivada por saber aspectos tão específicos e importantes sobre estes animais. Ao conhecermos melhor a espécie, sentimos mais proximidade com esta, ou seja, senti de facto o papel do Jardim na parte de dar a conhecer e motivar as pessoas na preservação de espécies.
Gostei especialmente do Gorila, devido ao seu papel dominante no grupo e à sua necessidade de mostrar a sua superioridade em relação aos outros membros da comunidade que está inserido e até aos visitantes do Zoo. Senti uma preocupação em relação a alguns animais que vão desaparecer daqui a alguns anos. Como é o caso do Orangotango, que infelizmente daqui a uns 20 anos irá desaparecer, não só devido a todos os problemas ambientais que existem, mas também devido ao facto das fêmeas serem raptadas para fins sexuais.
O Zoo é um como um mundo à parte no meio da imensidão da cidade, o que torna este local ainda mais fantástico e especial. Gostei de ter explorado o Zoo, não como um mero visitante, mas sim como uma exploradora/investigadora.
A parte da nutrição foi bastante importante, uma vez que tivemos noção do que cada espécie come e as quantidades aconselháveis. O facto de podermos provar algumas das rações foi bastante engraçado. Com a visita a este local tivemos oportunidade de conhecer cada tipo de alimento, como era feito e de que era feito.
Quando visitámos o hospital veterinário apercebi-me que este tinha um papel bastante importante na manutenção do bem-estar da espécie. Consegui ter uma maior visão daquilo que ocorre nos bastidores.Em resumo, só tenho a dizer que este dia foi bastante produtivo e tenho grandes esperanças para o dia de amanhã como tratador.

Catarina Pauleta

18/3/2013

No dia 19 de Março de 2013 os jovens repórteres chegaram ao jardim zoológico as 9.30, estava um dia chuvoso, mas nós começámos a nossa atividade sem medo do tempo. Dividimo-nos em 4 grupos, cada grupo foi para a sua actividade. Eu a Catarina, a Joana e a Vanessa, fomos tratadores de marsupiais! No início fomos pesar e dar comida aos koalas, eu adorei esta experiência. Por volta do meio-dia fomos dar uma volta pelo jardim zoológico de forma a conhece algumas espécies. Depois fomos almoçar e, enquanto isso, o sol começava a aparecer. Almoçámos e fomos para as instalações dos koalas, limpámos o quarto onde as fêmeas habitualmente se encontram. De seguida fomos ver outos animais herbívoros e alimentámos alguns deles, enquanto o António Barreto contava várias histórias sobre a sua experiência como tratador. Eu adorei esta experiencia e espero repetir como voluntário.

Artiom Hiloboc

 

19/3/2013

O dia começou cedo. Chegados ao delfinário, ouvimos a treinadora Nela a explicar aos mais novos os cuidados a ter com os animais aquáticos e as formas de funcionamento dos serviços da instalação. Os golfinhos são animais extremamente inteligentes e curiosos. Sempre que nos viam desafiavam-nos logo para a brincadeira com os seus saltos ou mandando-nos a bola. Experimentámos também o trabalho na cozinha, em que tudo é constantemente limpo de forma irrepreensível. O que mais me impressionou foi a relação de intimidade e cumplicidade que se criou entre estes animais e os seus tratadores, todo o carinho e afecto com que se relacionam, e que resulta naquelas apresentações quase mágicas que podemos ver.
Este dia foi também muito especial para mim, pois foi o dia do meu 16º aniversário. Não há palavras que descrevam o bom que foi, no meio de uma noite longa de trabalho e de tanta exaustão, ter como surpresa um bolinho de chocolate e algumas recordações do Jardim Zoológico que irei sempre guardar como recordação.
Foi possivelmente o melhor aniversário da minha vida.

Miriam Costa

 

19/3/2013

Os Koalas são animais originários da Austrália. O seu habitat são florestas de eucaliptos, que são a sua fonte de alimentação.
São animais arbóreos de hábitos essencialmente nocturnos.
O Jardim Zoológico de Lisboa tenta recriar o ambiente natural destes animais, onde vivem neste momento 5 Koalas.
Embora tenham um aspeto pacífico, de acordo com o seu tratador, possuem armas poderosas. Têm dentes fortes e garras afiadas (que são utilizadas para trepar e agarrar troncos e ramos).
O dia-a-dia dos tratadores dos Koalas é muito preenchido: começam por pesar os ramos de eucalipto para ver o que os animais comeram (os koalas preferem rebentos jovens, pois são mais moles que as folhas adultas); mudam a água dos jarros que estão presos aos ramos de eucalipto; limpam as instalações, pesam os animais; e verificam se estão de boa saúde.
Durante a visita ao zoo, no passado dia 19 de março, aprendemos que os Koalas precisam de vários cuidados.

Diogo Gomes, 10 anos.

19/3/2013

O jardim zoológico serve para proteger os animais dos perigos que os homens cometem . E para também mostrar ás pessoas como é que os animais vivem nos seus habitats.
No jardim zoologico é o dever dos tratadores: cuidar, alimentar e preparar os sítios onde dormem e passam o dia inteiro.
E com estes dados que já dei, digo que o jardim zoológico é um sitio onde os animais em vias de extinção e os que necessitam de ajuda deviam estar.

Tomé Quadros, 11 anos.

apoios