#JRAficaemcasa

Nos dias que correm onde a comunicação é fundamental, em que procuramos nos media a informação credível e fiável para entender este momento único que vivemos, a Equipa JRA lança um desafio a todas as Escolas e Freelancers.

O desafio consiste em fazer uso das competências que se procuram criar num Jovem Repórter para o Ambiente, mesmo estando em casa, explorando ao máximo as redes sociais (Facebook, Instagram, Skype, ZOOM, etc), elaborando entrevistas a pessoas e entidades que possam ser do interesse desta nova conjuntura social, uma vez que as mesmas se encontram mais disponíveis!

Esta poderá ser uma boa oportunidade para explorarem a Modalidade de PODCAST! Enviem-nos e colocaremos as vossas ideias online.

Para inspiração deixamos alguns enfoques que podem ser alvo de reportagem dando a conhecer o que é a visão de um Jovem Repórter sobre a atual crise global provocada por este vírus desconhecido. Alguns temas que podem ser alvo de reportagens:

#FicarEmCasa – como é? Torna-nos mais amigos do ambiente? Será uma “lição” forçada?  O isolamento social e a quarentena pode ser um exercício de sustentabilidade ? e de solidariedade ? Como implica a mudança dos nossos comportamentos face ao consumo – água, resíduos, energia, alimentos ? Etc.
Será o Corona Virus “amigo do ambiente”? Que impactos no CO2 do teletrabalho ou da redução das viagens ? por outro lado qual o seu impacto na economia circular para além da economia global ?

Por fim, o que vai mudar na minha forma de estar e de viver após a passagem do Covid-19 ?

Como participar: publicando as reportagens no portal JRA e partilhando no Facebook e Instagram com os #hashtags

#JRAFicaEmCasa
#FicoEmCasa
#YRE
#YREStaysHome

Não esquecer o “tag” @jraportugal no Facebook ou @jovens_reporteres no Instagram

Trabalhos

Todas as quartas-feiras às 21:30 h são realizadas reuniões a nível nacional entre Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA). Num estilo de conversa informal, são debatidos vários assuntos da atualidade relacionadas com recente surto de COVID-19. Estes diálogos são realizados com o objetivo de motivar os JRA’s a produzir reportagens e a desenvolver espírito crítico em tenra idade.O tema desta semana foi centrado na Biodiversidade, nomeadamente, nos mitos existentes em volta do Morcego como principal vetor da pandemia. Ouve tudo aqui!


Todas as quartas-feiras às 21:30 h são realizadas reuniões a nível nacional entre Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA). Num estilo de conversa informal, são debatidos vários assuntos da atualidade relacionadas com recente surto de COVID-19. Estes diálogos são realizados com o objetivo de motivar os JRA’s a produzir reportagens e a desenvolver espírito crítico em tenra idade.

O tema desta semana foi centrado na situação atual do Brasil, onde ouvimos o testemunho do Operador Nacional do Programa JRA do Brasil, Ricardo Oehling, e no tema da Saúde Mental, desmistificado pelo Professor José Gomes do IPL – ESSLei.

Ouve tudo aqui!

Iniciaram-se no dia 30 de março, as sessões online diárias com a comunidade Internacional de Jovens Repórteres para o Ambiente.

Este será um espaço dedicado à comunicação e partilha entre os alunos JRA dos diversos países, sendo também o contributo dos Professores bem-vindo no decorrer destas sessões.

Esta sessão contou com a presença de alunos e Professores, maioritariamente Malteses, destacando-se o nosso Jovem Repórter para o Ambiente Português, João Duarte, pelo testemunho prestado acerca do que será, provavelmente, a realidade de muitos alunos Portugueses em tempos de quarentena.

Todas as quartas-feiras às 21:30 h são realizadas reuniões a nível nacional entre Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA). Num estilo de conversa informal, são debatidos vários assuntos da atualidade relacionadas com recente surto de COVID-19. Estes diálogos são realizados com o objetivo de motivar os JRA’s a produzir reportagens e a desenvolver espírito crítico em tenra idade.

O tema desta semana foi centrado na Proteção de dados e Georreferenciação em tempos de COVID-19, pela voz de Liliana Martins, Jurista na Comissão Nacional de Proteção de dados, Susana Almeida Santos, Advogada e Maria Archer da ABAE! Ouve tudo aqui!