Prémio Reportagem do Mês
O que é
A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês no PORTAL DE REPORTAGENS JRA
Objetivos
– incentivar a participação dos Jovens Repórteres ao longo do ano letivo
– premiar e divulgar os melhores trabalhos de reportagem
Como participar
Para participar basta publicar!
No caso de se tratar de um grupo escolar o(a) professor(a) coordenador(a) do projeto deverá aceder ao PORTAL DE REPORTAGENS JRA ⇒ e publicar os artigos, fotografias ou vídeos realizados pelos seus alunos.
Se se tratar de um grupo informal de jovens ou de freelancers deverão igualmente publicar as reportagens no mesmo local ⇒.
Nota: o login e password de acesso forma criados aquando do registo no JRA 2016/17 na plataforma. Se não possui os acesso registe-se aqui ou contacte jra@abae.pt | 213942742.
Prazos
O Concurso decorre entre Janeiro e Maio de cada ano letivo.
São consideradas elegíveis para “JRA do mês” as reportagens em qualquer modalidade (artigo, fotografia ou vídeo) publicadas entre o dia 1 do mês a que se refere e o dia 8 do mês seguinte.
Exemplo: JRA do mês de janeiro – reportagens publicadas entre 1-1 e 8-2; JRA do mês de fevereiro – reportagens publicadas entre 1-2 e 8-3;
Prémios
O prémio consiste em 1 Kit JRA por reportagem destacada: 1 bloco JRA + 1 publicação + pins JRA
Reportagens do mês destacadas ao longo dos anos
Janeiro | Artigo
CIMPOR : moradores de Alhandra queixam-se de “maus cheiros” e “poeiras no ar”
Por Rúben de Matos
Janeiro | Fotorreportagem
Estufa Fria: Uma Pedreira Rica em Biodiversidade
Por Bernardo Guerreiro e Carina Dias da Escola Prof. Ciências Geográficas
Janeiro | Vídeorreportagem
Traga a Lanterna e venha caminhar na Serra de Canelas
Por Catarina A.; Catarina O.; Ricardo L. e Tamara S. da EBS de Canelas
Fevereiro | Artigo
Veículos Elétricos: uma aposta para o futuro
Por Mariana Alegre da Escola Básica Altos do Moinhos
Fevereiro | Fotografia
O que uma geração planta a outra tem que matar?
Por André Filipe
Março | Artigo
Entrevista
Vergílio Silva: “Na Natureza não há régua nem esquadro”
Por Filipa Murta
Março | Fotorreportagem
Reviver o Passado e Florestar o Futuro
Por Rui Dias da Escola EB 2,3 André Soares
Março | Fotografia
Falta de água no algarve é cada vez mais significativa
Por Gonçalo Sares da Esc. Sec. VRSA, Algarve
Abril | Fotorreportagem
Abrasão Marinha e Alterações Climáticas Colocam Casas em Risco
Por Catarina Simões
Maio | Fotorreportagem
O relevo do litoral entre o Cabo Espichel e a Costa de Caparica
Por Laura Pires -Essling
(Será que) os solos em Lisboa estão contaminados (?)
Por Maria Carreira do Colégio Valsassina
Encontros com sonhos e terras esquecidas
Por Frederico Santos da Escolas Sec. de S. João do Estoril
Bioria, conhecer para proteger
Por Beatriz Martins; Beatriz Rosa; Cláudio Silva; Lara Pereira da Escola EB 2,3 da Madalena
Processamento de Resíduos no Pico
Por: Luana Dias, Sofia Marcos e Érica Jorge da Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes
Cotonetes nas praias. Como resolver?
Por David Martyn; Francisco Silva; Gonçalo Nicolau; Bruno Martins do Ext. Cooperativo da Benedita
Abril | Artigo
Por: Leonor, Verónica e Beatriz da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Caneças
Abril | Videorreportagem
Cantinho das Aromáticas, o garante das gerações
Por Inês Silva, Joana Santos, Rafaela Morais e Tiago Pinto da Escola EB 2,3 da Madalena
Maio | Artigo
Por: João Francisco Costa e João Gonçalves Silva da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Ruido: Um assassino silencioso no Porto?
Por Bernardo Grade, Catarina Wright, Inês Sampaio, Joana Gomes e Teresa Torres