Young Reporters for the Environment | International Collaboration
(Página Internacional)
O que é

O YRE International Collaboration é uma categoria de competição  que está aberta a JRA’s que decidam trabalhar em conjunto com alunos JRA de outros países. Pretende-se que cada JRA de cada país colabore entre si de forma a realizar um artigo, uma fotorreportagem (até 3 fotos) ou um vídeo.

O trabalho final deve ser submetido e apresentado como um esforço conjunto. Caso o trabalho seja posteriormente vencedor da competição ambas as escolas dos diferentes países são premiadas. 

Aconselha-se a que os JRA trabalhem os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Sustainable Cities and Communities (Goal 11), Responsible Consumption and Production (Goal 12) and Climate Action (Goal 13). No entanto, esta recomendação não invalida que cada grupo trabalhe outros objetivos.

Neste sentido é altamente recomendado que os alunos aprendam e fiquem a conhecer bem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis através do site da  ONU

A plataforma educacional www.thegoals.org é também uma excelente ferramenta para ficar a conhecer cada ODS, focando-se em pequenos cursos sobre cada objetivo. Aconselha-se a que os JRA, antes de arranjarem um tema de trabalho para submeter, utilizem a plataforma para se informarem devidamente sobre o ODS que desejem trabalhar.

Como participar

Submissões para Colaboração Internacional são submetidas diretamente ao Júri Internacional através do Operador Nacional num dos países colaboradores.

Podem ser submetidos a esta categoria: ARTIGOS,  FOTORREPORTAGENS (até 3 fotos) ou VÍDEOS que resultem da colaboração entre dois países JRA.

Participação e Escalões

Os alunos devem participar através da escola ou universidade que integram sendo que a International Collaboration está aberta aos diferentes escalões:

  • dos 11 aos 14 anos
  • dos 15 aos 18
  • dos 19 aos 25

NOTA: O escalão que os participantes integram é definido pela idade do participante aquando a entrega do trabalho.

Tratando-se duma colaboração entre pelo menos dois JRA’s o grupo deve indicar o escalão definido pela idade do participante mais velho.

Regulamento

As regras de submissão e critérios de avaliação para a Colaboração Internacional são equivalentes às regras da Competição Internacional YRE à excepção das Fotorreportagens. No caso das Fotorreportagens os participantes na International Collaboration têm a possibilidade de submeter até 3 fotografias. As regras referentes a cada categoria podem ser consultadas em baixo.

 

Critérios específicos | artigo
  • não deve exceder as  1,000 palavras e deve incluir pelo menos uma imagem (ilustração, fotografis, gráfico, etc.). Não esquecer a referência às fontes/autores sempre que seja usada uma citação ou imagem não original
  • recomenda-se que o título não exceda 100 caracteres (max 20 palavras) sendo desta forma compatível com o Twitter.
  • os artigos deverão ser trabalhados em word e posteriormente publicados na página de reportagens jra (formato digital).
  • as fotografias e imagens deverão ser publicadas no artigo devendo para isso estar em ficheiros autónomos (ver formatos das imagens em baixo)
  • máximo de 3 imagens no artigo com legendas até  20 palavras cada.
Critérios específicos | fotorreportagem
  • A fotorreportagem pode ser composta por, no máximo, 3 fotografias;
  • O trabalho é acompanhado por um título (de preferência até 140 caracteres) e legenda/memória descritiva (até 100 palavras) explicativa da sua relação com a sustentabilidade ambiental e/ou com a solução para o problema/ assunto.
  • as fotografias devem ser submetida em formato digital .jpg ou .png com resolução entre 150-300 dpi.
Critérios específicos | vídeo
  • vídeos de duração até 3 minutos
  • podem ser de estilo documentário, reportagem/entrevista (recomendado); campanhas (public service announcement (PSA)) são também permitidas
  • deve ser acompanhado de título (até 140 caracteres )
  • O formato deve ser compatível com o YouTube, ex:
    • WebM files – Vp8 video codec and Vorbis Audio codecs
    • MPEG4, 3GPP and MOV files –  normalmente suportando h264, mpeg4 video codecs, and AAC audio codec
    • AVI – muitas câmaras gravam neste formato – habitualmente o video codec é MJPEG e audio é PCM
    • MPEGPS – normalmente suportando MPEG2 video codec e MP2 audio
    • WMV
    • FLV – Adobe-FLV1 video codec, MP3 audio
Aspetos legais

São muito importantes, particularmente no campo dos media / comunicação. è da responsabilidade dos autores e professores terem conhecimento dessas regras relacionadas com a criação de peças jornalísticas/ de comunicação.
Não serão aceites a concurso trabalhos que suscitem dúvidas neste campo.
Qualquer dúvida contactem-nos.

Utilização de músicas nos vídeos

É ilegal copiar ou utilizar músicas protegidas pelos direitos de autor  sem a autorização escrita dos autores (o que não é fácil). Recomenda-se por isso que não utilizem músicas protegidas por direitos de autor /copyright.
Alternativas:
usar músicas royalty-free por exemplo do YouTube Audio Library ou com licença de utilização aberta como a Creative Commons licence cumprindo as suas regras de utilização específicas.

Consultar sobre direitos de autor  Terms & Conditions (em ingês)

DICAS
Artigos para International Collaboration
  1. Deve ser estipulado um orientador em qualquer um dos países para que possa rever o trabalho, avaliar e ajudar com a pesquisa/escrita/edição de forma a que o artigo seja bem realizado.
  2. O primeiro paragrafo deve explicar a priori o ponto de vista sobre o assunto partilhado pelos autores
  3. Os alunos não são obrigados a comparar tipos semelhantes de problemas, mas devem tentar “localizar” o problema (por exemplo, consumo num sitio pode ser conectado com a produção num outro lugar. Pretende-se avaliar aspectos de causa-efeito, início-fim, consumo-produção, ou seja, seguir o problema pelos diferentes países)
  4. Transformem a distância entre os dois países colaboradores numa vantagem em vez de num problema.
  5. O artigo deve ser revisto por um “editor” externo à equipa de trabalho de forma a garantir que o trabalho é coerente e faz sentido ao leitor.

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