André Pereira

By | SemanaVirtual2020
 

André Pereira
Freelancer na área de imagem, trabalha na edição e captação de imagens (vídeo e fotografia), assim como na escrita de argumentos. É docente da cadeira de Edição de Imagem e Vídeo na Escola Superior de Turismo e do Mar, em Peniche. Licenciado em Som e Imagem, na ESAD.CR, entre os vários trabalhos realizados, destacam-se a realização e edição de filmes no formato de longa e curta-metragem, assim como a produção de vídeos de eventos – na área cultural ou festas particulares, entre outros.

Vera Moutinho

By | Seminário 2019

Vera Moutinho
Jornalista Multimédia do PÚBLICO

Na Escola Superior de Comunicação Social, onde me licenciei em Jornalismo, em 2006, comecei a explorar outras linguagens, como a fotografia e o vídeo. O multimédia chegou como algo novo, e percebi que podia contar histórias sem ser apenas com palavras escritas. No Sapo Notícias, onde estive quase 7 anos, tive a oportunidade de pertencer à primeira geração de jornalistas multimédia em Portugal. Aí, num meio exclusivamente online, comecei a consolidar uma ideia chave: o multimédia tem uma voz própria. Estou no PÚBLICO desde 2013, ano em que realizei o primeiro webdocumentário do PÚBLICO – “Casa do Vapor”. Tive a sorte de ver alguns dos meus trabalhos distinguidos pela Inovação em Vídeo e Inovação em Multimédia nos prémios Ñh – O Melhor do Design Jornalístico. Em 2016, foi-me atribuída uma menção honrosa pela AMI – Jornalismo contra a Indiferença e o Prémio Dignitas na categoria de Jornalismo Digital pela reportagem “O que é isso de vida independente”, documentário transmitido também num dos canais de informação generalista.

Mónica Ribau

By | Seminário 2019
 

Mónica Ribau,
Nasci em Aveiro (Portugal), 1992. Estudei Jornalismo em Coimbra (2013), e recebi, pela Universidade Nova de Lisboa, o mestrado em Gestão e  Políticas Ambientais (2016), com a dissertação O discurso mediático na construção de uma agenda política ambiental – A Conferência do Clima de Paris.

Trabalhei como jornalista, na SIC, e pesquisadora de argumento, na SP Televisão. Exerci funções em diversas áreas como a informação, a produção de conteúdos de daily time novelas e séries de televisão. Fui também investigadora na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologias), na área da educação ambiental e processos de participação pública. Atualmente, sou doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Bolsa FCT), na Universidade de Lisboa, onde estudo o papel da narrativa na perceção da incerteza em problemas complexos, com foco nas alterações climáticas. 

“mnr – Conta. Simples.” é o meu primeiro projeto pessoal. A iniciativa conta, desde 2017, com várias sessões (pitchs, conversas e histórias) sobre a perceção de problemas complexos, como as alterações climáticas e a construção do conhecimento (fake-news e pseudo-ciência). 

Fugindo à regra, como jornalista e investigadora, não gosto de café… embora seja conhecida, precisamente, por estar sempre ligada à ficha. Sou uma grande fã de banda desenhada e uma apaixonada pela rádio (saudades daqueles tempos na Rádio Universidade de Coimbra).  Escrevo poesia e sou viciada em viagens.

Rúben Martins

By | SemanaVirtual2020, Seminário 2019
 

Rúben Martins
É jornalista no jornal PÚBLICO e autor do podcast diário P24. Estudou na ESCS e agora está a tirar um doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE-IUL, com uma tese sobre podcasts em Portugal. Pelo caminho passou também pelo SAPO 24, Academia RTP e Rádio Oásis. Faz rádio, às vezes o jantar, e vibra com a política e as políticas que mudam o nosso mundo.

Carlos Rio

By | Seminário 2019
 

Carlos Rio,
55 anos, fotógrafo de natureza, é natural de Fão, Esposende, e tem o Parque Natural do Litoral Norte e em especial o Estuário do Rio Cávado, como seu “escritório” principal, segundo as suas palavras! É profissional na fotografia de natureza e vida selvagem há 12 anos,  guia de birdwatching, formador e consultor nesta área.

Tendo já fotografado em diferentes partes do Mundo é, no entanto, na Península Ibérica e em particular em Portugal que mais fotografa. Considera-se fotógrafo naturalista, tem como lema: “Dar a conhecer para preservar” e é com este pensamento presente que tem publicado vários artigos e fotografias na imprensa especializada e publicado 3 livros. Considera que fotografia de animais selvagens é uma ferramenta para chegar perto das pessoas e chamar a atenção para a preservação das espécies e dos seus habitats e utiliza-a como meio de divulgação do mundo natural e não o mundo natural como modelo fotográfico.

 

Sílvia Alves

By | Seminário 2018
 

Sílvia Alves
1984 – 1993: Antena 1 – realizadora
1993 – 1996: XFM
2001 – 2003: VOXX
Desde 1991: RTP – Caderno Diário (redactora, apresentadora); Jornal Jovem (co-autoria, apresentação, reportagem); Cais do Oriente, Planeta Azul
Desde 2005: desenvolvimento de projectos e parcerias nas áreas de cidadania, saúde, ambiente e ciência (CN UNESCO, FCT, Aliança Europeia contra a Depressão, Forestis, Plano Nacional de Leitura, APA, ABAE); criação e colaboração workshops sobre ambiente/ alterações climáticas
Desde 2016: jornalista/ autora do Postal da Grande Guerra (evocação do centenário da Grande Guerra) RTP2/Jornal 2; autora do Há 100 anos (imprensa e música) Antena 2
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (FL-UL)
Pós-graduação em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (FCSH-UNL)
Estudos Avançados em Ciências da Comunicação (UMinho)

Fátima Galhardo

By | Seminário 2018
 

Maria de Fátima Raimundo Galhardo
Maria de Fátima Raimundo Galhardo, nasceu a 4 de Janeiro de 1975 e tem um filho. Reside na União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra. Academicamente é licenciada em Engenharia Biofísica – Gestão e Ordenamento do Território pela Universidade de Évora. A nível profissional desempenhou várias funções quer a nível público quer privado. Foi formadora no Instituto do Emprego e Formação Profissional de Évora, desempenhou funções de Animadora Cultural na EB 2/3 Dr Armando Lizardo em Coruche. Foi responsável pelo estudo fito-sociológico na Reserva Natural do Paul do Boquilobo integrado no Plano Diretor Municipal (PDM) da reserva na qualidade de colaboradora externa do instituto da conservação da natureza e da biodiversidade(ICNF). Foi co-responsável pela elaboração do estudo da codificação de zonas húmidas na reserva natural do Paul do Boquilobo: aplicação do Med Wet.
É ainda membro do Conselho Nacional da Associação Bandeira Azul da Europa na constituição do Programa Europeu Eco XXI.
Membro do conselho municipal de Educação Membro do conselho Local de Ação Social Membro da plataforma supra concelhia da segurança social; Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas; Membro da CPCJ; Membro da Rede Social; Membro da Secção Municípios de Áreas de Paisagens Protegidas – Secção da ANMP;
Foi Adjunta nos mandatos autárquicos de 2001-2005; 2005-2009; Nas eleições autárquicas de 2009 foi eleita Vereadora a tempo inteiro pelo PS.
Nas eleições autárquicas de 2013 assume funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coruche;
A nível político integra o PS Coruche, como membro do Secretariado, e é Conselheira Distrital do PS na Federação de Santarém.

António Cunha

By | Uncategorized
 

António Cunha
Mestre em Ensino de Informática e com uma pós-graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação, especialização Multimédia. Docente na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), há mais de 20 anos, na área da informática e na coordenação de cursos de Audiovisuais e Multimédia.
Nascido em Terras de Bouro, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), é um apaixonado pela natureza e pelas caminhadas. É aquilo a que Miguel Torga apelidou de “geógrafo insaciável” e, enquanto calcorreava, semanalmente, as Serras do PNPG, cresceu uma nova paixão: a fotografia. Da conjugação destas duas paixões: natureza e fotografia, tem resultado, essencialmente, um trabalho de registo e de divulgação das belezas naturais do único Parque Nacional existente em Portugal

Mafalda Martins Paulino

By | Uncategorized
 

Mafalda Martins Paulino
Aluna da Escola Cidade de Castelo (Agrupamento Nuno Álvares) Frequenta escolas deste agrupamento desde o 1º ano de escolaridade.
Nasceu em 26-02-2004, tem 14 anos.
Frequenta o 9º ano.
É natural de Castelo Branco, cidade onde reside.
Pratica badmington.
Nos tempos livres, vê filmes de acção, séries e vídeos do youtube.
Gosta de estar em contacto com a natureza, nomeadamente numa aldeia próxima de Castelo Branco, onde passa alguns fins de semana.

 

Nuno Vasco Rodrigues

By | Seminário 2018
 

Nuno Vasco Rodrigues
é apaixonado pelo Mar desde que se lembra, tendo este modelado a sua vida desde muito cedo, apesar de ter crescido em Coimbra. Trabalha como Assistente de Curador do Oceanário de Lisboa, estando envolvido em diversos projetos científicos e de conservação.
Biólogo Marinho de formação e mestre em Estudos Integrados dos Oceanos, desenvolve investigação em ecologia marinha, particularmente na área dos peixes, sendo autor de diversos artigos científicos e de 3 livros sobre a fauna marinha. O mergulho, actividade que iniciou em 2000, permite-lhe estar mais próximo do mundo submarino que tanto o fascina. É Assistente de Instrutor e tem mais de 1000 horas submerso em diversos lugares do mundo, grande parte delas a estudar os animais marinhos e a fotografá-los. Através da fotografia tenta partilhar as maravilhas subaquáticas mas também alertar para as ameaças que os ecossistemas marinhos enfrentam nos dias de hoje especialmente devido às alterações climáticas, sobrepesca, destruição de habitats e poluição (particularmente por plásticos).

Website: www.nunovascorodrigues.com
Instagram: nuno_vasco_rodrigues

 

X