O único Centro de Formação especializado na floresta localiza-se na Lousã

O COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais, localiza-se no concelho da Lousã e tem como principal objetivo a formação de profissionais da indústria da madeira. Em 2014, formou 696 pessoas, das quais, 403 em exploração florestal.

Este Centro público, ativo desde 21 de Março 1984, está diretamente ligado ao ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e é o único centro de formação a nível nacional especializado em exploração florestal. O edifício que o COTF utiliza foi construído com o apoio do governo norueguês que doou os materiais, a maquinaria e equipamentos com o objetivo de melhorar estes setores profissionais que se encontravam carenciados, como é o caso da exploração e das operações florestais.

Segundo a técnica florestal, Helena Fernandes, o principal problema da gestão da floresta prende-se com o facto de esta ser privada. A transmissão por herança leva a que muitas terras fiquem abandonadas não se cumprindo a legislação relativa à obrigatoriedade de limpeza das matas o que causa vários problemas nomeadamente na área de prevenção de incêndios.

O centro possui vários recursos que visam a sensibilização para a floresta

O centro possui vários recursos que visam a sensibilização para a floresta

Os objetivos do COTF são: a instrução de trabalhadores na área florestal, treino dos métodos e técnicas para assegurar as boas práticas deste trabalho. Para além da formação o Centro desenvolve ainda atividades de divulgação e sensibilização de alunos, professores e população em geral, acerca da floresta dispondo para esse fim de diversos recursos pedagógicos.

Apesar da diminuição do seu número de técnicos, as atividades perspetivadas pelo COFT para 2015, continuam inseridas na qualificação e formação profissional, na sensibilização da população.

Grupo 2: Mara Estulano, Carlos Gonçalves, Eduarda Ventura, Maria Cravo e Paulo Teixeira