A Lousã é hoje considerada um exemplo a seguir por ter vindo a conseguir desenvolver-se, contrariando as adversidades da crise económica.  

Luís Antunes. Presidente da Câmara da Lousã

Luís Antunes. Presidente da Câmara da Lousã

“Uma montanha encantada e um vale mágico”, são estas as palavras que o autarca local, Luís Antunes, utiliza para descrever o seu município.
Toda a envolvente constitui um património natural incomparável que faz com que a vila da Lousã seja bastante atraente a nível turístico. Os museus, o castelo, a piscina natural e as “Aldeias do Xisto” são alguns dos lugares que podemos encontrar neste domínio. “A Lousã é um Património Natural com expressão máxima na Serra”, afirma o presidente da Câmara Municipal da Lousã.
O concelho da Lousã foi distinguido pelo segundo ano consecutivo com o galardão ECOXXI devido às suas políticas de sustentabilidade nos diversos domínios. Essas políticas alicerçam-se na consciencialização geral da população e em diversas ações promovidas pelo município nomeadamente na área preservação florestal, proteção das linhas de água, ar, ordenamento do território, saneamento, educação ambiental,  agricultura, turismo, ruído e transportes.

31

Brasão da Lousã

Apesar disso a  acessibilidade constitui um dos pontos fracos que mais preocupa os Lousanenses.  O desaparecimento do comboio que deveria ser substituído pelo metro é um projeto que, apesar de já ter sido aprovado em 1996, não avança! O movimento Lousã pelo Ramal, criado para reivindicar a resolução deste problema, defende que já que o projeto Metro Mondego não consegue ser financiado, então que seja reposta a antiga ligação ferroviária. A população considera da maior importância esta ligação já que esta vila mantem estreitas relações económicas, sociais e culturais com a cidade de Coimbra onde muitos lousanenses trabalham. Reciprocamente diversos habitantes de Coimbra mantêm no concelho da Lousã casas de férias e fins de semana.

2

Praça do Município na Vila da Lousã

Como pontos fortes no município destaca-se o associativismo que está muito desenvolvido na Lousã não só em número de associações como na participação ativa da população. A Lousã apresenta por outro lado uma  pirâmide etária, que, ao contrário do que acontece no país, é maioritariamente constituída por adultos e jovens, fazendo com que este município se desenvolva de forma mais equilibrada, com espaço para a inovação e empreendedorismo, sem deixar de respeitar e honrar as tradições.41

Devido ao crescimento populacional do concelho nos últimos anos e à sua estrutura etária, Luís Antunes, presidente eleito em 2013 de um dos executivos camarários mais jovens de Portugal, caracteriza a Lousã como “um município em contracorrente”.

Autores: Carla Mesquita; Duarte Belo; Inês Amado; Miguel Santos; Sónia Silva

X