Mónica Ribau

By 06/11/2019 Seminário 2019
 

Mónica Ribau,
Nasci em Aveiro (Portugal), 1992. Estudei Jornalismo em Coimbra (2013), e recebi, pela Universidade Nova de Lisboa, o mestrado em Gestão e  Políticas Ambientais (2016), com a dissertação O discurso mediático na construção de uma agenda política ambiental – A Conferência do Clima de Paris.

Trabalhei como jornalista, na SIC, e pesquisadora de argumento, na SP Televisão. Exerci funções em diversas áreas como a informação, a produção de conteúdos de daily time novelas e séries de televisão. Fui também investigadora na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologias), na área da educação ambiental e processos de participação pública. Atualmente, sou doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Bolsa FCT), na Universidade de Lisboa, onde estudo o papel da narrativa na perceção da incerteza em problemas complexos, com foco nas alterações climáticas. 

“mnr – Conta. Simples.” é o meu primeiro projeto pessoal. A iniciativa conta, desde 2017, com várias sessões (pitchs, conversas e histórias) sobre a perceção de problemas complexos, como as alterações climáticas e a construção do conhecimento (fake-news e pseudo-ciência). 

Fugindo à regra, como jornalista e investigadora, não gosto de café… embora seja conhecida, precisamente, por estar sempre ligada à ficha. Sou uma grande fã de banda desenhada e uma apaixonada pela rádio (saudades daqueles tempos na Rádio Universidade de Coimbra).  Escrevo poesia e sou viciada em viagens.

X