Quem Somos

Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.

Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação.(ver metodologia JRA).
As escolas e jovens da rede JRA  têm ainda a oportunidade de participar e diversos  desafios  e atividades, bem como oportunidade para intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos 29 países da rede Young Reporters for the Environment

Podem participar grupos escolares (dos 13 aos 21 anos) ou free-lancers (dos 15 as 21 anos).
A inscrição é gratuita.

O programa JRA é promovido pela ABAE, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE) e decorre em Portugal desde 1994.
A nível internacional, encontram-se envolvidos neste projecto alunos e professores de 29 países que constituem a atual rede Young Reporters for the Environment (YRE)

Como Participar

Para aderir aos JRA regista-te na plataforma e propõe um projeto.

PROJETO ESCOLA: a escola deverá ter acesso fácil à Internet para professores e alunos e estabelecer uma parceria com um órgão de comunicação social (local, regional ou nacional). O professor coordenador do projecto deverá guiar a investigação no terreno, e a apresentação e divulgação dos trabalhos de jornalismo ambiental.

PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL: “JRA free-lancer” – a metodologia é semelhante partindo-se do principio que o jovem possui autonomia para desenvolver uma investigação local e a reportar na rede.

Os Jovens Repórteres para o Ambiente investigam (através de entrevistas, inquéritos, etc…) e interpretam questões ambientais / de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação.

O projeto de investigação ambiental deverá incidir sobre as problemáticas de desenvolvimento sustentável a nível local.
Alguns dos temas: Agricultura; Cidades; Água; Energia; Resíduos; Litoral; Biodiversidade; Floresta; Alterações Climáticas; ou outro.

As escolas deverão, sempre que possível, cooperar com as outras escolas da rede.

Participa nos Seminários, Missões e Concursos do programa JRA!

Relatório de Atividades JRA 2016
Tartaruga

Tartaruga

18/12/2014

Floresta

Floresta

21/09/2014

Cascata

Cascata

21/09/2014

Água

Água

21/09/2014