Promoção de uma Alimentação Saudável e Sustentável

Promoção de uma Alimentação Saudável e Sustentável

Este slideshow necessita de JavaScript.

A EPATV comemorou o Dia Mundial da Alimentação, no dia 14 de outubro, com uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a relevância de uma alimentação saudável e sustentável.

O dia começou com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, sucedida por uma palestra – “Sabes o que comes?”, dinamizada pela nutricionista Ana Martins, em parceria com Ana Sofia Aguiar, da Decojovem.
O 2º ano do Curso Técnico de Restauração – Restaurante/Bar e o Curso de Educação e Formação Pasteleiro/Padeiro prepararam para toda a comunidade escolar um pequeno-almoço saudável: iogurte com granola e frutos vermelhos; gelatina de vários sabores, pão de beterraba, alfarroba, integral com cereais,fruta variada; panquecas de alfarroba com fruta e doce de abóbora com nozes; e sumo de laranja e águas aromatizadas. Do mesmo modo, a ementa do almoço seguiu o mesmo conceito e apresentou-se sob a forma de: sopa de legumes da época; peito de frango acompanhado de fuzilli tricolor com pesto de manjericão fresco; trio de frutas.

O Curso Técnico de Auxiliar de Saúde realizou vários trabalhos no âmbito da investigação acerca da importância de: consumo de fruta e hortícolas; produtos biológicos; pão escuro; e de um bom pequeno-almoço.
O Conselho Eco-escolas conseguiu reunir todas as valências dos vários cursos desta instituição em prol de um dos temas do ano (Alimentação Saudável e Sustentável) trabalhados pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).
Com um sentimento de objetivo cumprido e, uma vez que toda a comunidade escolar aderiu com satisfação à iniciativa, pretende-se repetir esta ação noutros dias, ajudando a suscitar aos alunos hábitos de alimentação mais saudáveis e sustentáveis, referiu o Conselho Eco-Escolas.

Alunos envolvidos no projeto: João Carlos Louro Abreu

Data: 31/01/17

Partilha esta reportagem em