Papachicletes
Feb6

Papachicletes

Existem na Cidade Berço novas estruturas que visam reduzir a grande quantidade de restos de pastilhas elásticas que os cidadãos inconscientemente atiram para o chão, os Papachicletes. Esta estrutura contribui para um impacto ecológico mais positivo e p …

Saber mais
Aterros Sanitários – Porque Precisamos Deles
Feb1

Aterros Sanitários – Porque Precisamos Deles

O aumento da população mundial tem levado ao aumento do consumo, da produção de bens e, consequentemente, ao aumento da produção de lixo. Nem todos os países seguem práticas sustentáveis de tratamento e gestão dos resíduos e as soluções apresentadas nem sempre são aceites pelas populações. Há, no entanto, a certeza e convicção de que o lixo é um problema muito grave, seja pela quantidade gerada seja pela sua tipologia, já que pode afetar seriamente a saúde pública e gerar danos para o planeta, alguns irreversíveis. Os aterros sanitários, mesmo não sendo a melhor solução para a gestão dos lixos, têm contribuído de forma importante para a redução do impacte ambiental da excessiva produção de resíduos num país já sem lixeiras a céu aberto, mas onde cada habitante produz em média cerca de 500 kg de lixo por ano. O nosso.

Saber mais
Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest
Jan30

Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest

As redes sociais e a curadoria de conteúdos podem ser um bom aliado do trabalho das escolas (também) sobre a temática ambiental. São ferramentas de uso simples, têm uma legião de fãs e evitam dispersão no acesso a informação relevante. Em vez de se lutar contra elas, talvez fosse melhor integrá-las no quotidiano escolar. O Trabalho de Projeto é um campo muito favorável para explorar todo o seu potencial e a rede Pinterest é um bom exemplo disso, tal como o “Planeta Rolhinhas”.

Saber mais
(Será que) os solos em Lisboa estão contaminados (?)
Jan29

(Será que) os solos em Lisboa estão contaminados (?)

O Campo das Cebolas é um dos locais mais emblemáticos da capital portuguesa. Desde os edifícios pitorescos à deslumbrante vista sobre o Tejo, constitui definitivamente um local de referência para muitos turistas. Em novembro de 2015, a Câmara Municipal de Lisboa iniciou um projeto de requalificação do Campo das Cebolas (Fig.1), integrado na remodelação da Frente Ribeirinha, cuja conclusão está prevista para abril de 2017, com o objetivo de criar uma praça voltada para a cidade. Entre outras alterações, incluindo a demolição do muro limite da Doca da Marinha, encontra-se em construção um parque de estacionamento com 206 lugares promovido pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa. [1]

Saber mais
A República da Macedónia e a Pakomak
Jan7

A República da Macedónia e a Pakomak

No âmbito do Erasmus+ a EB2,3 André Soares está a desenvolver mobilidades e descobertas sobre realidades ambientais de outros países. Os JRA descobriram a Pakomak, empresa responsável pela reciclagem de embalagens produzidas na Macedónia.

Saber mais
É possível um Natal com menos lixo?
Dec20

É possível um Natal com menos lixo?

Final das aulas, contagem decrescente para o Natal, no âmbito da Campanha Internacional LitterLess, o Projeto Eco-Escola da EB23 de Milheirós de Poiares e os alunos dos Jovens Repórteres para o Ambiente, sugerem, recomendações simples para reduzir o impacto ambiental desta época festiva, associado nomeadamente ao aumento do consumo e da produção de resíduos. Adotando algumas sugestões básicas, o desafio de manter (ou, por que não, reduzir) o lixo disponibilizado para o ecoponto pode ser vencido.

Saber mais