Construção de barragens contribui para a diminuição do areal das praias
Jan31

Construção de barragens contribui para a diminuição do areal das praias

O armazenamento de sedimentos nas barragens, que anteriormente eram transportados pelo caudal dos rios até à sua foz e, consequentemente, até à linha de costa tem aumentado e é apontado por alguns especialistas como um dos vários fatores que contribuem para o problema.

Saber mais
COSTA ALENTEJANA: UM FU(TU)RO NEGRO?
Jan31

COSTA ALENTEJANA: UM FU(TU)RO NEGRO?

A extração do petróleo gera impactos ambientais e sociais tanto diretamente quanto indiretamente. Esta atividade tem repercussões no ambiente, uma vez que estamos a extrair um recurso natural. Por isso, cabe a análise cuidadosa do que é mais vantajoso tanto para o ambiente quanto para a sociedade, sob a ótica da sustentabilidade, ambientalmente corretas e economicamente viáveis, resguardando as gerações futuras.

Saber mais
Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest
Jan30

Planeta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest

As redes sociais e a curadoria de conteúdos podem ser um bom aliado do trabalho das escolas (também) sobre a temática ambiental. São ferramentas de uso simples, têm uma legião de fãs e evitam dispersão no acesso a informação relevante. Em vez de se lutar contra elas, talvez fosse melhor integrá-las no quotidiano escolar. O Trabalho de Projeto é um campo muito favorável para explorar todo o seu potencial e a rede Pinterest é um bom exemplo disso, tal como o “Planeta Rolhinhas”.

Saber mais
Eu sonho com a sustentabilidade ambiental do Algarve.
Dec7

Eu sonho com a sustentabilidade ambiental do Algarve.

Por vezes ficamos a pensar que não viveríamos sem a exploração petrolífera, porque o petróleo origina muitas coisas que nos fazem viver, como por exemplo os combustíveis. Mas é certo que igualmente também originam inúmeros problemas ambientais e não são poucos. Por isso é que faz sentido referir as alternativas de energias renováveis que favorecem o nosso meio ambiente e ao aproveitar este tipo de energia conservamos o que deve ser conservado e manter os ecossistemas. Existem alternativas, utilizando vários tipos de energias renováveis desde a solar, a eólica ainda a das marés. Por isso não vamos estragar o nosso Algarve com petróleo e destruir o património ambiental, que é único.

Saber mais
Sou contra o Petróleo no Algarve!
Dec7

Sou contra o Petróleo no Algarve!

O maior património do Algarve é o turismo, com as suas bonitas praias. A futura exploração de petróleo terá um impactos negativos e de certeza prejudicará toda a região, , estragariam sem duvida o grande rendimento turístico da zona. Os prejuízos iam ser enormes para as pessoas que vivem dos negócios de verão, como os hotéis, lojas, restauração mas também as pessoas que vivem da pesca que seriam altamente prejudicadas devido as bases petrolíferas que irão poluir as águas. Várias espécies marinhas que aproveitam a água amena e limpa, iriam sem dúvida desaparecer do mapa português. Caso os contratos vão avante, temos perigos muito significativos junto à NOSSA costa. Coisas tão importantes como a Alimentação, os recursos hídricos, o clima, a nossa saúde e o sempre bonito mar do Algarve, seriam elementos cruciais alterados e perderíamos todo o equilíbrio ambiental. Em suma o petróleo é uma menos valia para o Algarve e para o nosso País, estragaria tanto o turismo, tal como a sustentabilidade ambiental e ainda ARRASAVA com a vida dos moradores, pois acabaria com o sustento dos mesmos.

Saber mais
Os Oceanos – Recursos Louváveis
Dec4

Os Oceanos – Recursos Louváveis

Os alunos realizaram um video sobre o tema Mar e as suas potencialidades, bem como os seus problemas como a poluição das areias e das águas. Com este trabalho procuram interagir com a comunidade escolar através de uma campanha de sensibilização que se foca sobretudo na adoção de comportamentos sustentáveis e na proteção dos ecossistemas marinhos. Através desta campanha e ao complementá-la com o vídeo, sensibilizando os alunos sobre este tema, pretendemos mudar a sua forma de agir, bem como providenciar a devida informação para que isso seja possível.

Saber mais