A vida no Jardim Zoológico

O Koala e os seus tratadores

Os tratadores de animais do Jardim Zoológico de Lisboa têm de enfrentar, todos os dias, uma tarefa muito árdua, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Koala fêmea, residente no Jardim Zoológico de Lisboa.

Koala fêmea, residente no Jardim Zoológico de Lisboa.

Ao acompanhar a tratadora Laurinda, que trabalha há 26 anos no Jardim Zoológico de Lisboa, pode-se compreender melhor a função destes funcionários. A sua rotina começa de manhã, bem cedo, passando pelo Centro de Nutrição para recolher os alimentos necessários e já preparados para os respetivos animais.

O Koala, um dos animais residentes no Jardim Zoológico de Lisboa

No caso do koala, quando os tratadores chegam ao local onde este se encontra, a sua primeira preocupação é medir a temperatura no interior da instalação e no seu exterior e confirmar que o animal se alimentou devidamente. Estes animais no inverno encontram-se num espaço fechado devidamente aquecido e, no verão, num espaço aberto, excepto quando a temperatura excede os 30◦C.

Como é a alimentação do Koala?

A alimentação desta espécie baseia-se numa dieta de folhas de eucalipto, comendo apenas cerca de 30 das 600 a 900 espécies que até agora foram descobertas, logo, devido à falta de energia que este alimento proporciona, dormem cerca de 20 horas por dia. Como estes animais passam a maioria do seu dia em inactividade, os tratadores apenas necessitam de os alimentar e lavar a instalação uma vez por dia. Os machos comem cerca de quatro espécies diferentes de eucalipto diariamente, enquanto que as fêmeas comem cerca de seis.

Sabiam que…?

Os koalas machos são solitários e muito territoriais, juntando-se às fêmeas, durante a época de acasalamento. Já as fêmeas podem conviver entre si durante todo o ano.

Os machos desta espécie possuem uma glândula no seu peito que gera um odor muito intenso e colora essa zona de um tom acastanhado. Para marcarem o seu território, roçam-se nos troncos, espalhando o seu odor característico.

Curiosidades

Para se aproveitar ao máximo as sobras da alimentação dos koalas, as mesmas são utilizadas no enriquecimento ambiental.

Apesar do seu carácter calmo e sereno, estes animais quando se sentem ameaçados/assustados tornam-se agressivos, podendo mesmo tornar-se perigosos.

Apesar do conforto, estabilidade e proteção que estes animais recebem no Jardim Zoológico, será que se encontram em total bem-estar neste ambiente ou será que estariam melhor no seu habitat natural?

Ema Pinto, Inês Português, Luís Dias, Sara Marques, Sofia Leitão, Susana Santa Rita