Uma carapaça

A carapaça serve para proteger. A cabeça não tem dentes mas tem bico. Umas têm barbatanas para nadar (e custa-lhes muito andar em terra) e outras têm patas (e não gostam de água). Por isso, a forma como se deslocam depende do habitat da espécie. Que animal é este?
As tartarugas surgiram na Terra há cerca de 220 milhões de anos. Evoluíram e diferenciaram-se de outros répteis durante a sua grande aventura no mar. A maioria das tartarugas marinhas extinguiram-se e as que sobreviveram espalharam-se por todos os Oceanos. São animais selvagens espetaculares, graciosos e com diferentes “rostos”.
Porém, estas têm sido ameaçadas ao longo do tempo. São animais migratórios e passam diferentes fases de vida em mais de um país (ou até mesmo continente). A sua proteção depende muito de ações humanas. Nas praias, por vezes, os humanos apenas pensam em si e colocam lixo no mar, sendo esta ação um perigo para as tartarugas pois estas podem ser induzidas em erro. As tartarugas podem supor que um plástico é um alimento, engolem-no, sufocam e nesse momento acaba a vida de uma tartaruga. Estes animais encantadores têm de ser protegidos desde o nascimento até ao amadurecimento. Após o nascimento, as crias atravessam a praia e começa aí a sua grande ameaça: podem ser devoradas. Após estarem na água têm obstáculos como peixes e lulas. Quando são maiores, os seus grandes predadores são os tubarões.
Há formas de as proteger, mantendo-as em cativeiro, reproduzindo o seu habitat natural, em aquários gigantes.

No entanto, se os homens não mudarem os seus hábitos, preservando a natureza e tudo o que de bom ela nos oferece, não haverá tartarugas para os aquários, e muito menos para os oceanos, onde pertencem…

Leonor Mendes, 11ºCT5, Escola Secundária Gago Coutinho

Leonor Mendes