Passado, Presente e Futuro – Parque Temático Molinológico

O Parque Temático Molinológico, em Oliveira de Azeméis, abrange geograficamente as freguesias de Ul e Travanca e ocupa uma área de 29 hectares. Resulta de um investimento da autarquia face à presença histórica de açudes, levadas, moinhos de água e engenhos hidráulicos a eles associados.

A associação de Produtores de Pão de Ul, a Confraria das Papas de S. Miguel, a paróquia de Ul e a Qualifia – Associação nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses pretende potenciar o desenvolvimento do parque através de projetos nas áreas do património cultural, natural, arqueológico, desporto, lazer e turismo, envolvendo agentes públicos, privados, empresariais e de carácter social.

O objetivo é inserir o espaço nos circuitos da oferta turística da região, numa perspetiva de promoção do município de Oliveira de Azeméis enquanto destino turístico ligado à fruição dos recursos patrimoniais, históricos e paisagísticos.

O Parque apresenta também uma área de lazer, que proporciona aos visitantes um contacto direto com a natureza envolvente, está servido de caminhos e trilhos pedestres aproveitando os moinhos de água existentes na região há mais de dois séculos.

O espaço é constituído por 11 moinhos de água, a maioria recuperados pela autarquia ao abrigo de uma candidatura ao III Quadro Comunitário de Apoio, e os restantes por promotores privados.

Um dos principais núcleos procura recriar todo o percurso associado às atividades da secagem, moagem de cereais e ao fabrico do pão podendo os visitantes assistir, ao vivo, à moagem dos cereais e às padeiras a confecionarem o tradicional pão de Ul. A nível museológico há ainda espaço para conhecer as alfaias associadas a este tipo de artes e uma zona multimédia.

Um outro núcleo está direcionado para a indústria do descasque de arroz que foi a evolução do declínio da primitiva moagem de cereais.

Em jeito de conclusão pode-se dizer que o Parque Molinológico é um excelente exemplo de boas práticas ambientais que pode ser visitado em qualquer altura do ano e num futuro próximo que seja um lugar ainda mais valorizado pela população e turistas.

Maria Inês Silva Cardoso