Os morcegos no Convento Nacional de Mafra

Fonte: Jornal de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra possui uma da maiores e mais valiosas bibliotecas do pais, esta biblioteca tem livros que são únicos e outros que são raros, foi construída pelo Rei D. João V, este Rei privilegiava a cultura e o saber. Esta biblioteca tem cerca de 40 mil livros das mais variadas áreas, desde a medicina às obras de carácter religioso, a biblioteca está bem organizada, estando os livros organizados por temas e áreas.
Esta biblioteca, tem os melhores seguranças possíveis, os morcegos, apesar de estranho, estes animais fazem muito para conservar este nosso património.
Os morcegos são animais mamíferos, que conseguem voar, uma característica que é possível, porque os membros superiores destes animais (os braços e as mãos) têm formato de asas e membranosas, que lhes dão a capacidade de voar . Existe cerca de 1116 espécies de morcegos, de diferentes formas e tamanhos. Os morcegos conseguem habituar-se a todos os ambientes, excepto ao dos pólos.
Estes animais não se alimentam todos do mesmo, havendo assim morcegos insectívoros (a maioria), e morcegos frugívoros (a grande maioria dos restantes), existe também morcegos que se alimentam de sangue, morcegos hematófagos.
Os morcegos desempenham vários papeis nos ecossistemas, muito importantes, como por exemplo dispersão sementes, agem como polinizadores, são predadores de insectos, etc.
É durante a noite que estes animais fazem as suas atividades básicas, como por exemplo alimentarem-se, ou seja os morcegos são animais nocturnos. Os morcegos orientam-se no escuro devido a um mecanismo natural, cujo nome é ecolocalização, ou seja o morcego emite ondas utrassônicas (de frequência muito alta e que o ser humano não consegue ouvir), estas ondas refletem no alvo e voltam a este animal sobre a forma de eco. Os morcegos apresentam várias adaptações morfológicas e neurais, em várias partes do seu corpo como por exemplo, o focinho que é revestido por dobras, e as narinas são distanciadas para produzir um efeito de megafone. A ecolocalização é muito importante para os morcegos, uma vez que que a visão destes durante a noite é insuficiente. Com a ecolocalização os morcegos conseguem localizar obstáculos e também as suas presas.
Os morcegos são animais que conservam os livros da Biblioteca Nacional de Mafra, pois caçam os insetos que comem o papel, a tinta e a cola dos livros.
Desta forma, os livros da biblioteca mantêm-se intactos, devido aos mais inesperados seguranças, os morcegos!

Mariana Rodrigues