O velocímetro geológico

Em pleno concelho de Góis encontra-se um património riquíssimo no que diz respeito a minas de volfrâmio. A exploração deste minério, permitiu trabalho a inúmeros habitantes do município, devido ao uso deste elemento na produção de armas e explosivos durante a II Guerra Mundial.

O volfrâmio teve um papel de grande importância no século XX, aquando a II Guerra Mundial uma vez que as ligas de tungstênio ou volfrâmio eram usadas em obuses de artilharia, granadas e mísseis, para criar estilhaços supersônicos. O tungstênio foi usado, principalmente, em explosivos de metal, na forma de pó denso para reduzir danos colaterais, ao mesmo tempo que aumenta a letalidade dos explosivos num raio pequeno.

Fig 1. Entrada da mina de Carcavelos, no concelho de Góis.

Nesta altura, a maior parte da população desta região abandona a agricultura e dedica-se ao trabalho nas minas, uma vez que os rendimentos eram mais elevados. Stanley Mitchell, oriundo de Inglaterra, instala-se em Góis e inicia a exploração da mina. Depois do período da Guerra a mina deixou s de ser explorada por não ser rentável.

Contudo, este património pode ser divulgado e conhecido criando por exemplo um Centro de Interpretação geológico que pode ajudar na conservação e preservação desta antiga mina.

 

Grupo 3

Ana Almeida, André Campos, Inês Boarqueiro, Pedro Lázaro, Frederico Santos