«Inspirar para agir»

O Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa, é responsável pela missão educativa e pedagógica. Antonieta Costa licenciada em letras, com mestrado em Psicolinguística e doutorada em pedagogia dirige este centro Pedagógico há 10 anos, tendo anteriormente dado aulas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Equipa do Centro Pedagógico.

Equipa do Centro Pedagógico.

«não há conservação sem educação»

Existem vários programas disponibilizados pelo Jardim Zoológico para diferentes faixas etárias e graus de ensino. Por exemplo, este ano, o segundo e o terceiro ciclo são desafiados a conhecer a história dos descobrimentos, relacionando estes fatos com a biodiversidade. O objetivo, no final, é levar os alunos a criarem uma linha cronológica unindo a história dos descobrimentos com os animais do jardim zoológico. A botânica é uma temática sempre tida em consideração.

Existem programas educativos de animação realizados no jardim zoológico tais como: ATL do ZOO, Campo de férias, nos períodos de férias da Páscoa, Verão e Natal, para participantes dos 6 aos 16 anos, Ateliers de Férias, realizados no período de férias de Verão, para participantes dos 3 aos 5 anos e ainda Sábados Selvagens destinados a adultos e crianças a partir dos 4 anos.

«Sozinhos não chegamos lá, temos de nos juntar»

Afirma a directora do Centro Pedagógico devido à dificuldade do Jardim Zoológico levar a cabo os seus projectos sem parcerias. Quando Antonieta chegou ao Zoo estabeleceu parceria com o Ministério da Educação, com a ABAE e apostou na educação para a tecnologia, como os apoios da Microsoft e Corinth LIFELIQE.

«A tecnologia usada é muito importante» refere Antonieta. Menciona ainda que, hoje em dia, existe uma aposta significativa na educação para a tecnologia, fazendo toda a diferença. A tecnologia está cada vez mais ligada a tudo o que envolve o desenvolvimento e a melhoria da conservação do Jardim Zoológico e dos animais, apesar de ainda ser desvalorizada por algumas pessoas.

«Somos a única instituição portuguesa que está nesta plataforma»

SKYPE IN THE CLASSROOM está a chegar a todo o mundo, tendo três programas distintos: sendo um para o pré-escolar, um para o segundo e terceiro ciclo e por último para o secundário.

O centro pedagógico participou numa maratona de Skype onde, em apenas dois dias, se fez uma volta ao mundo percorrendo mais de 160 000km. A equipa já fez cerca de dez chamadas com a Rússia, o Vietnam, e até já fez uma apresentação para um orfanato na India. Antonieta considera bastante importante este tipo de experiências acrescentando que «a nossa mensagem vai chegar muito mais além».

Segundo a directora pedagógica do Jardim Zoológico, um dos problemas deste tipo de chamadas é o fuso horário. Por isso, a disponibilidade do centro pedagógico está confinada às segundas e terças à tarde.

Ema Pinto, Inês Português, Luís Dias, Sara Marques, Sofia Leitão, Susana Santa Rita