Galardão do Eco-Escolas

No dia 30 de Setembro, no ExpoAveiro, celebrou-se o Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas. O programa Eco-Escolas, que incentiva as escolas e autarquias a tomar medidas em prol da sustentabilidade, nasceu em 1994 e comemora este ano 20 anos.

No dia 30 de Setembro, no ExpoAveiro, celebrou-se o Dia das Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas. O programa Eco-Escolas, que incentiva as escolas e autarquias a tomar medidas em prol da sustentabilidade, nasceu em 1994 e comemora este ano 20 anos.

 

Este dia é dedicado ao reconhecimento do trabalho de todas as escolas sustentáveis e amigas do ambiente, e de todas as entidades parceiras. Reconhecimento esse feito com a entrega de um certificado e das tão conhecidas Bandeiras Verdes.

 

Esta reportagem é um conjunto de entrevistas no Dia das Bandeiras Verdes a alguns dos convidados presentes na sessão de abertura.

 

José Archer – Presidente da ABAE/FEE

Entrevista ao Presidente da ABAE

Entrevista ao Presidente da ABAE

Neste dia de festa, José Archer explicou que a sua chegada à ABAE começou como advogado da associação. Mais tarde, recebeu um inesperado convite para assumir a presidência da mesma.

Quando questionado sobre as razões que o levaram à integração do projeto Eco-Escolas no programa em 1994, revela que foi uma mais valia quer para Portugal quer para a ABAE. Por ser um projeto integrado na fundação internacional FEE (Foundation for Environmental Education), assume uma grande importância para as escolas e para a educação ambiental.

Em relação à escolha da cidade para realizar a entrega dos prémios, José Archer diz que todos os anos a escolha é rotativa tendo este ano sido o município de Aveiro a se disponibilizar. Fundamentou ainda que o apoio dado pelos municípios é uma mais valia para a continuação deste projeto ano após ano.

 

 

José Ribau Esteves – Presidente da Câmara de Aveiro

Esta celebração em Aveiro, foi fruto de um desafio lançado entre a SUMA Gestão de resíduos e a Câmara Municipal depois da entrega das bandeiras verdes às escolas de Aveiro em 2014/2015. Tendo como objetivo celebrar em simultâneo, os 20 anos do Eco-Escolas e da SUMA.

Entrevista ao Presidente da Câmara de Aveiro

Entrevista ao Presidente da Câmara de Aveiro

A importância do galardão, a credibilidade da ABAE por ser uma associação privada sem fins lucrativos e a aposta da Câmara Municipal neste projeto tendo conseguido em 2 anos letivos aumentar de 7 Eco-Escolas para 30 foram os motivos para a realização deste evento em Aveiro.

Um trabalho de relação permanente entre os departamentos da Educação e do Ambiente da cidade e a existência de um conjunto de infra-estruturas dentro das escolas nomeadamente ecopontos são alguns dos apoios que o município oferece às Eco-Escolas.

 

 

Francisco Teixeira – Agência Portuguesa do Ambiente

Francisco Teixeira, fala deste evento como um reconhecimento dado ao esforço conjunto dos alunos, das escolas e das autarquias conseguindo trabalhar, ao longo do ano, várias temáticas. Reforça que é necessário aumentar a capacidade de investir no ambiente, começando pelo que está ao nosso alcance. O que está em causa é a nossa capacidade enquanto cidadãos de conseguir fazer a diferença diariamente e para isso precisamos de alguns projetos e o Eco-Escolas é um trabalho virado para essa realidade.

 

Polícia de Segurança Pública (PSP)

Como não podia ser de outra forma, a segurança é importante em qualquer projeto, estando a PSP bastante relacionada com o Eco-Escolas. Através de um programa certificado, os polícias visitam as escolas e passam aos mais novos os melhores conselhos para um ambiente mais sustentável, mostrando-se bastante recetivos ao ensinamento. A própria desloca-se em bicicletas e em carros eléctricos tanto no evento como no dia-a-dia para uma maior sustentabilidade.

 

Jovens e Professores Coordenadores

Neste dia, foram várias as crianças e professores entrevistados para saber qual a sua opinião acerca do programa e do evento. Os jovens mostraram-se entusiasmados, contentes, alegres por terem visto a sua escola ser galardoada com a Bandeira Verde e os professores demonstraram motivação e alegria de continuarem a  realizar o programa neste próximo ano letivo, nas suas escolas.

 

19-10-2016

Paulo Alexandre Cardoso, Mónica Gomes (JRA freelancer)

Paulo Alexandre Dias Cardoso , Mónica Loureiro Gomes