Felinos ainda em perigo?

Desde 2 de Dezembro de 2014 que se pode observar nas instalações do Jardim Zoológico (Zoo de Lisboa) o felino mais ameaçado do mundo, o Lince Ibérico (Lynx pardinus). Os dois exemplares da espécie – classificada como Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza –  estão pela primeira vez num Zoo em Portugal, para contribuir para a importante missão educativa, de divulgação e sensibilização junto da população.

Em Portugal, chegaram a estar extintos, contudo, o Centro de Reprodução de El Acebuche, no Parque Nacional de Doñana, em Huelva (Espanha), iniciou o processo de criação de novos linces-ibéricos, parte dos quais acabaram por ser enviados para o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves.

Embora habitualmente estes animais sejam trazidos com o objetivo de reprodução e posterior reintrodução no seu habitat, Gamma e Azahar, um macho e uma fêmea, respetivamente, foram trazidos para o Zoo de Lisboa para investigação, pois não se conseguem procriar. “A fêmea é demasiado velha para engravidar, o macho é epilético”, explicou Diogo Laneiro, educador do Zoo. Por este motivo, o CNRLI – Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico tem como principal missão sensibilizar o público em geral para a conservação desta espécie endémica da Península Ibérica.

Enriquecimento ambiental na Tapada do Lince

Dentro do Zoo de Lisboa, existe uma área reservada exclusivamente aos linces ibéricos designada Tapada do Lince. LincePara promover o bem-estar desta espécie, o Zoo aposta em técnicas de enriquecimento ambiental que procuram “recriar” o habitat natural do lince, e assim estimular os seus instintos de sobrevivência. As flores mediterrânicas, árvores presentes no montado, como o sobreiro, plantas aromáticas com cheiros característicos do habitat do lince, múltiplos esconderijos e plataformas elevadas nos troncos e copas das árvores que permitem simular o movimento do lince pelas árvores do montado, são algumas das técnicas utilizadas.

Com o objetivo de investigação, educação, sensibilização e comunicação, o Zoo de Lisboa tem vindo a desenvolver um importante trabalho de conservação do lince ibérico em território nacional, com recurso a técnicas de enriquecimento ambiental. Este processo visa inverter o processo de declínio continuado destas populações que conduziu à situação atual de criticamente em perigo.

Ana Vítor Moreira, Catarina Augusto, Guilherme Dias, Margarida Maneta, Miguel Rocha, Sara Sousa