Enriquecimento é bem-estar

O enriquecimento ambiental é um processo dinâmico levado a cabo pelo Jardim Zoológico de Lisboa que tem como objetivo estimular os comportamentos naturais de cada espécie.

Indissociável da promoção do bem-estar e preparação para a reintrodução das espécies no seu habitat natural está o enriquecimento ambiental, tal como afirma Tiago Carrilho, biólogo marinho de formação.

Ao contrário do que é implementado atualmente, outrora não existiam enriquecimentos ambientais: nas instalações do tigre, por exemplo, o chão era de pedra e o espaço era diminuto. Atualmente faz-se notar a presença de cordas, rochas, espaços verdes, plantas e plataformas.

Diogo Laneiro, educador pedagógico, numa apresentação aos Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), realçou a

Gibão de luvas brancas nas suas instalações

Fig. 1 – Gibão de luvas brancas nas suas instalações

existência de cinco diferentes tipos de ação do enriquecimento: alimentar, físico, ocupacional, social e sensorial.

De visita à jaula do tigre-da-sibéria, a carne encontrava-se espalhada por toda a instalação dentro de sacos de sarrapilheira ou pendurada em árvores de diferentes alturas, estimulando a procura ativa pelo alimento.

No Jardim Zoológico, todos os espaços são diferentes. Cada animal vive num local adaptado às suas características, aproximando-se, o máximo possível, do seu habitat natural. Para que isto ocorra são utilizadas estruturas, cordas, plataformas, troncos, terreno sinuoso e água.

Para dar estimular a atividade física e desenvolver cognitivamente os animais, por exemplo, o Zoo disponibiliza várias atividades: os leões marinhos brincam com bolas; os primatas com listas telefónicas e os pinguins com palha.

No local, os animais estão organizados tal como na natureza, no seu ambiente natural: algumas espécies coabitam (por exemplo, as aves) e outras preferem a solidão (por exemplo, o tigre).

As sensações táteis, olfativas e auditivas nunca estão ausentes uma vez que são promovidas com de diversos “jogos”, que estimulam os instintos de cada espécie.

O Jardim Zoológico de Lisboa, tal como os outros Jardins que fazem parte da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), orientam cada vez mais a sua ação no sentido do bem-estar animal, sendo o enriquecimento ambiental uma forma de o atingir.

Tipos de enriquecimento ambiental

Fig. 2 – Tipos de enriquecimento ambiental

 

Ana Vìtor, Catarina Augusto, Guilherme Dias, Margarida Maneta, Miguel Rocha, Sara Sousa