É possível um Natal com menos lixo?

Final das aulas, contagem decrescente para o Natal, no âmbito da Campanha Internacional LitterLess, o Projeto Eco-Escola da EB23 de Milheirós de Poiares e os alunos dos Jovens Repórteres para o Ambiente, sugerem, recomendações simples para reduzir o impacto ambiental desta época festiva, associado nomeadamente ao aumento do consumo e da produção de resíduos. Adotando algumas sugestões básicas, o desafio de manter (ou, por que não, reduzir) o lixo disponibilizado para o ecoponto pode ser vencido.

A primeira preocupação deve ser com a quantidade de embalagens. Para a comida, uma alternativa é a compra de alimentos a granel, especialmente válida para grãos e frutas secas. Ajuda também procurar escolher sempre embalagens que contenham quantidade ou peso maiores e optar por usar copos, pratos e talheres não descartáveis.

Reutilizar embalagens antigas ou transformar caixas na hora de embrulhar os presentes é uma dica valiosa na redução do lixo. Ao mesmo tempo, preservar as embalagens dos produtos que se receber é uma medida inteligente: este material pode ser reaproveitado no futuro.

Numa época que deve ser de partilha, é importante criar nas crianças a prática de “trocarem” cada artigo recebido por uma doação. Ou seja, escolherem no armário um brinquedo/roupa que já não aproveitam para que faça a alegria de outro menino ou menina.

É, enfim, uma ótima época para praticar o consumo consciente, um grande exercício em busca da sustentabilidade. Mais importante do que se preocupar em encaminhar materiais recicláveis para a recolha seletiva é evitar o descarte. Como? Reduzindo a quantidade comprada e reaproveitando materiais.

Na hora de fazer compras, o impulso deve ser contido, pois destaca-se que, além de gerar lixo, a intensa produção industrial consome matéria-prima, uso de energia e água.

creditos da imagem: http://tribunadejundiai.com.br

creditos da imagem: http://tribunadejundiai.com.br

E depois, da grande noite, da partilha tem de se ter em atenção ao encaminhar final dos resíduos. A filosofia da reutilização deve ser aplicada sempre que possível, desde o papel de embrulho e dos adereços, aos sacos, frascos, caixas e outros recipientes com potencial de reaproveitamento. Entre o que não for possível reaproveitar, deve ser feita a separação seletiva das embalagens – papel/cartão, plástico, metal – embora seja essencial aguardar alguns dias até depositá-las no ecoponto, de modo a evitar acumulações nos contentores. O conselho anterior aplica-se também ao lixo indiferenciado, que deve ser depositado com cautela e apenas em contentores com capacidade, devendo-se antes comprovar que o município está a fazer recolha de lixo durante estes dias.

Utilize-se esta época para o exercício de uma cidadania ecológica e preocupada com a sustentabilidade ambiental do nosso planeta.

Joana Fontes, Angélica Araújo, Vanessa Costa