Anfíbios na ribeira de São Martinho

Somos alunos do Clube do Ambiente e gostamos de partilhar o que observamos com outras Escolas e não só. A nossa Escola E.B. 2,3 de Tadim adoptou um troço da ribeira de São Martinho aquando da adesão ao projeto Rios, que é um afluente do rio Este.

O rio Este é um rio que a Câmara Municipal de Braga tem sensibilizado a população residente e trabalhadora para a limpezado dos rios, através de sessões de informação e formações para interessados em adoptar um troço no rio Este. A verdade é que melhorou a qualidade da água no rio Este tendo inclusive a CMB construido um passadiço à volta para as pessoas poderem praticar exercício físico ou mesmo passear. Após semanas de chuva, fomos à ribeira de São Martinho. E como sempre, quando lá vamos recolhemos amAqui fica uma amostra do que observámos.ostras de água, medimos a temperatura da água e do ambiente, medimos o comprimento das margens, e calculamos a velocidade da água.

Hoje, 21 de fevereiro, observamos um par de anfíbios a acasalar e um pouco de espuma na água.A professora perguntou: será uma rã-de-focinho-pontiagudo, uma Discoglossus galganoi? Será que esta espuma vem da força da água a bater nas folhas e nas rochas?

Aqui fica uma amostra do que observamos.

 

Alunos do Clube do Ambiente
6ºB
Professora Graça Vilela

Alunos do Clube do Ambiente