Um compostor que voa

Na escola E.B. 2,3 André Soares que se localiza na cidade de Braga um professor de Matemática e Ciências Naturais, sendo também coordenador do projeto Eco Escolas, decidiu há cerca de 5 anos comprar um compostor doméstico para poder reduzir a acumulação de lixo.

Na escola E.B. 2,3 André Soares que se localiza na cidade de Braga um professor de Matemática e Ciências Naturais, sendo também coordenador do projeto Eco Escolas, decidiu há cerca de 5 anos comprar um compostor doméstico para poder reduzir a acumulação de lixo. O objetivo desta iniciativa seria essencialmente reduzir a quantidade de lixo que é enviado para as lixeiras, além de o processo de compostagem poluir menos o ambiente, uma vez que se forma dióxido de carbono, água e biomassa, não ocorrendo a formação de gás metano sendo esse muito poluente, como ocorreria nos aterros sanitários.

Todavia, o professor verificou que a prática do processo de compostagem tinha como desvantagem os cheiros desagradáveis e a aglomeração de insectos e atraía roedores. Pensou então numa solução alternativa que passou por arranjar uma galinha e fazer do seu antigo compostor um galinheiro. Não desistiu do seu projeto da redução de lixo, no entanto, a alternativa teria de ser viável. No seu entender a galinha poderia ser vantajosa, na medida em que processa toda a matéria orgânica e os seus excrementos serviriam para fertilizantes. Acresce a este facto a vantagem de este “compostor que voa” pôr ovos caseiros, úteis para a alimentação da família. Esta galinha alimenta-se de relva, sendo que no local onde se encontra não é necessário o corte da mesma e promove também a fertilização do solo.

Compostor com asas

         Esta experiência tornou-se bem sucedida, uma vez que o animal passou a representar uma companhia para os elementos da família, além de em muito ter contribuído para a redução de lixo semanal que habitualmente era enviado para os aterros sanitários.

Semanalmente, e com a combinação da triagem para ecopontos, este professor começou a enviar para a lixeira apenas um saco de lixo, sendo que anteriormente a produção doméstica de resíduos era muito maior (rondava os 6/7 sacos). No entanto a galinha precisa de tirar férias quando todos os humanos da casa estão de férias, situação que tem sido ultrapassada com ajuda da família.Compostagem

A partilha desta ideia serve para sensibilizar as pessoas na importância de preservar o meio ambiente, tentando arranjar alternativas inteligentes que passem por mudar hábitos de vida incorretos e que colocam o ecossistema em risco.

Inês da Silva Santos