Missão JRA 2014 | Alentejo | Paque Noudar
Descrição da actividade

noudar-12A missão de um Jovem Repórter para o Ambiente (JRA) é a de observar, inquirir, analisar e reportar o que o envolve, tendo como principal preocupação a abordagem das questões relativas ao desenvolvimento sustentável. A realização de MISSÕES que implicam a estadia de alguns dias em “trabalho de campo”, é uma das actividades que compõem o Programa JRA.

Objetivos
  • Aplicar a metodologia inerente ao Programa JRA: investigação ambiental e comunicação;
  • Desenvolver competências diversas como: investigação, escrita, trabalho em grupo, domínio da língua inglesa;
  • Investigar boas práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável;
  • Conhecer o Parque Natureza de Noudar, a importância do ecossistema de Montado e conhecer a pequena economia da região de Barrancos (presunto e turismo sustentável);
  • Detectar problemas e propor soluções durante o processo de investigação;
  • Proporcionar a um conjunto de jovens a oportunidade de intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal.
 Parque Natureza de Noudar

noudarO Parque de Natureza de Noudar (PNN), em Barrancos, é um projecto cuja prioridade é a conservação da biodiversidade. Aliando a exploração agroflorestal a actividades de turismo da Natureza e educação ambiental, o PNN é um projecto com características únicas e pioneiras

A “Missão JRA Alentejo 2014 – Parque Natureza de Noudar” decorrerá de 7 a 12 de Abril. Neste período os Jovens Repórteres para o Ambiente irão investigar a importância do ecossistema de Montado e conhecer a pequena economia da região de Barrancos (criação do porco-preto , artesanato, Alqueva e turismo sustentável, entre outros).
Constará de trabalho de campo, entrevistas, trabalho em grupo, produção de artigos e outros trabalhos de comunicação. Será divulgada em todos os órgãos de comunicação a nível regional e nacional, bem como na rede internacional JRA.

Candidaturas

dedoPara candidatura à Missão no Parque da Natureza de Noudar, o jovem repórter deve :
1- fazer o download do ficheiro: Missão_JRA_Alentejo2014_Candidatura ; preencher e enviar por email para  jra@abae.pt.
2- Anexar uma carta de motivação
3- Anexar um artigo / reportagem de sua autoria

Cada escola poderá candidatar até 2 alunos. Para se candidatar à missão o jovem deverá escrever e enviar para a ABAE os referidos documentos até 17 de março. Será dada prioridade às escolas que participam nos projetos “Eco-repórter da energia” e “Litter Less”.

Candidata-te à Missão JRA 2014 | Parque Noudar

Vídeo sobre o Parque Noudar