Missão Bioblitz-Portugal 2008

Os Jovens Repórteres para o Ambiente, foram convidados a participar na Missão JRA Bioblitz Portugal 2008 que decorrreu em Faro nos dias 17 e 18 de Outubro de 2008.logo-bioblitz

O grupo de participantes foi limitado a um máximo de 6 elementos JRA.

O que é o Bioblitz?

O BioBlitz, conceito criado nos Estados Unidos da América em 1996, consiste num inventário em 24 horas dos organismos vivos numa determinada área, com a finalidade de caracterizar a biodiversidade existente. Os cientistas convidados estabelecem uma base próxima da área de estudo onde, juntamente com uma equipa de voluntários, procedem à identificação dos organismos encontrados pelos participantes. Esta actividade deve acontecer durante 24 horas completas, pois existem organismos que aparecem em diferentes alturas do dia.

O conceito BioBlitz utiliza um espaço verde urbano para despertar a consciência do público sobre a biodiversidade, a conservação e serviços do ecossistema. Esta interacção em tempo real entre investigadores e população permite à comunidade observar os cientistas em actividade, podendo participar na recolha das espécies. Paralelamente ao trabalho dos grupos de especialistas, ocorrem actividades paralelas (palestras, exposições, actividades experimentais), de forma a divulgar o conceito de biodiversidade e a sua importância no equilíbrio do ecossistema.

O local seleccionado para a realização do primeiro Bioblitz em Portugal foi a Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas! Este Campus localiza-se numa zona verde de pré-parque natural (a Ria Formosa), sendo frequentada por uma grande comunidade académica.

Este evento foi realizado nos dias 17 e 18 de Outubro de 2008.