Concurso Nacional 2017


Concurso Nacional JRA 2017 | Regulamento

O que é

Este concurso, promovido pela ABAE / Fee Portugal, integra-se nas atividades do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente e visa promover as melhores reportagens sobre sustentabilidade efetuadas pelos jovens portugueses ao longo do ano.

Objetivos

  • Fomentar nos jovens a curiosidade pela pesquisa de assuntos relacionados com o desenvolvimento sustentável em geral e o ambiente em particular nas suas regiões ou em áreas mais vastas;
  • Enfatizar a vertente jornalística do Projeto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) e a produção de trabalhos de reportagem de qualidade em vários formatos: artigo, fotografia e vídeo.
  • Divulgar os trabalhos dos Jovens Repórteres portugueses a nível nacional e internacional.
  • Premiar as melhores reportagens realizadas pelos Jovens Repórteres.

Como participar?

Ao Concurso Nacional Melhores Reportagens 2016 podem concorrer jovens dos 11 aos 21 anos, integrados num grupo escolar, ou como freelancers.
A escola ou o jovem repórter freelancer deverão estar inscritos na plataforma dos Jovens Repórteres para o Ambiente. A inscrição pode ser realizada em qualquer momento do ano letivo.
As reportagens devem estar publicadas em jra.abae.pt/plataforma
Caso tenham publicado diversas reportagens ao longo do ano, devem selecionar no máximo 2 por modalidade, para enviar a concurso.
Para participar no concurso deve ser preenchido um formulário online (aqui) com os seguintes dados:
– o(s) link(s) do(s) trabalho(s);
– nome, idade dos autores;
– escola (se for o caso)

– a forma como foi divulgada a reportagem localmente (jornal, internet, etc) e na internet (blog, jornal online, 

Definição dos trabalhos a concurso

Devem ser apresentados trabalhos inéditos de reportagem , que versem a temática do desenvolvimento sustentável. Os autores deverão esforçar-se por divulgar as reportagens por todos os meios ao seu alcance (internet, jornal da escola, jornal de parede, conferências, etc). A forma como foi divulgada a reportagem deve constar da memória descritiva.
Cada escola poderá apresentar a concurso até 2 reportagens em cada modalidade.

Modalidade A | Artigo

Os trabalhos poderão versar os diferentes géneros jornalísticos: notícia, reportagem, entrevista ou artigo de fundo. O texto deve ser ilustrado com pelo menos uma imagem (fotografia, gráfico, infografia), acompanhada de legenda(máx. 20 palavras). O título não deve ter mais 10 palavras e deve possuir um Lead de até 50 palavras onde deverá constar um pequeno resumo da reportagem. O texto escrito, excluindo as ilustrações, não deve exceder as 1000 palavras.

Modalidade B | Fotografia

Fotografia
Fotografia única acompanhada de legenda esclarecedora e de cariz científico de até 20 palavras.
Fotorreportagem
Deverá ser composta por um conjunto de no máximo 6 fotos originais, devendo ser legendadas (máx. 20 palavras por legenda).
A fotografia ou série deverá ser apresentada em formato de imagem (.jpeg, .bmp, .png, .tif, ou .gif), com boa definição, de pelo menos 300dpi . Estas devem ser acompanhadas por memória descritiva de até 150 palavras, explicativa de como se realizou o trabalho. Devem possuir igualmente um Lead de até 50 palavras onde constará um pequeno resumo da reportagem.

Modalidade C | Vídeo

As reportagens apresentadas nesta modalidade deverão ter no máximo 3 minutos e poderá ser no formato documentário ou entrevista. Deverá ser publicado no YouTube, Vimeo ou outra rede de social media e incorporado na plataforma JRA. Deverá possuir título de no máximo 10 palavras e Lead de até 50 palavras onde constará um pequeno resumo da reportagem. Deve ser acompanhado de memória descritiva de no máximo 150 palavras, explicativa de como se realizou o trabalho.

Escalões

Podem concorrer trabalhos de jovens entre os 11 e os 21 anos. Não há atribuição de prémios por escalão.

Júri e Critérios

O júri do Concurso será composto por elementos a designar da Comissão Nacional do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente incluindo representantes da área do ambiente, da educação e da comunicação social, bem como patrocinadores do concurso.
Os trabalhos deverão respeitar as regras do regulamento relativamente ao número e dimensão
dos elementos requeridos em cada escalão. Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios:

  •  Artigo
    Rigor e qualidade científica; qualidade jornalística; clareza e objectividade; pertinência e interesse; equilíbrio texto/imagem.
  • Fotografia
    Qualidade/interesse da mensagem implícita na fotografia; qualidade interesse e objectividade da memória descritiva; originalidade e criatividade; qualidade técnica do trabalho.
  •  Vídeo
    Qualidade e interesse do tema abordado; informação e qualidade científica do conteúdo e memória descritiva; originalidade e criatividade; qualidade técnica do trabalho.
Prazos

Prazo de entrega
Os originais dos trabalhos têm de ser publicados em jra.abae.pt/plataforma; o envio dos trabalhos para concurso faz-se mediante o preenchimento do formulário online.
Este processo deverá estar concluído até junho de 2017.
Em caso de dúvida ou dificuldade poderão ser enviados para jra@abae.pt.

Reunião do Júri e Deliberação
O Júri reunirá no início do mês de julho, sendo a sua decisão anunciada até ao final do mesmo mês.

Prémios

Artigo
1º prémio – tablet
2º prémio – tablet
3º prémio – máquina fotográfica

Fotografia (para cada categoria)
1º prémio – máquina fotográfica + tripé
2º prémio – máquina fotográfica
3º prémio – disco externo USB

Vídeo
1º prémio – máquina fotográfica + tripé
2º prémio – máquina fotográfica
3º prémio – disco externo USB

Menções honrosas – Power banks

O júri reserva o direito de não atribuir prémios caso os trabalhos a concurso não cumpram os critérios expressos ou a qualidade (técnica e de conteúdo) seja manifestamente insuficiente.

Apoios

Comissão Nacional

APADGEADENEDiapositivo4Diapositivo5Diapositivo6Diapositivo7Diapositivo8